Solução

Tudo Sobre Protocolo Onvif

tudo-sobre-protocolo-onvif-810x540px
Escrito por Lazaro Vergani

O protocolo Onvif esta ajudando equipamentos de CFTV com tecnologia IP entrarem em uma crescente a cada ano alcançando mais adeptos por alguns motivos:

  • Preço dos equipamentos mais acessíveis.
  • Sistemas de segurança Wifi
  • Possibilidade de infraestrutura já existente
  • Facilidade de instalação e configuração

Mas você já conhece o protocolo Onvif e sabe porque ele está ajudando a impulsionar o mercado de equipamentos IP?

Vamos saber agora tudo sobre protocolo Onvif.

Como Surgiu o Protocolo Onvif

Antes do protocolo Onvif cada fabricante tinha o seu próprio protocolo de comunicação, de forma bem simplista era como se o fabricante “A” falasse alemão enquanto o fabricante “B” falava Francês.

Essa incompatibilidade é bom para quem? Na verdade para ninguém e logo o mercado detectou que a dificuldade de integrar equipamentos de diferentes fabricantes afastava os profissionais de segurança eletrônica da tecnologia IP.

Era um verdadeiro pesadelo quando um cliente queria ampliar seu sistema de CFTV que utilizava equipamentos IP.

Em 2008, três fabricantes gigantes do setor de eletrônicos se reuniram e fundaram a Onvif (Open Network Video Interface), estes três fabricantes são Bosh, Axis e Sony.

Antes do protocolo Onvif tentaram desenvolver outro padrão que era chamado de PSIA mas não teve apoio expressivo de fabricantes como o Onvif que tomou a dianteira e se tornou referência.

Qual a finalidade do Onvif

O principal objetivo do protocolo Onvif é resolver o problema de comunicação entre equipamentos de diferentes fabricantes e ele fez isso padronizando alguns aspectos dos programas de diferentes equipamentos.

As padronizações priorizam:

  • Interface do menu OSD
  • Padrão na compressão unificada de áudio e vídeo
  • Identificação Automática de outros equipamentos na rede

A Onvif libera todas as informações para desenvolvedores conseguirem criar softwares compatíveis com qualquer fabricante.

O Protocolo Onvif Tem Algumas Variações

Como qualquer segmento no mercado de tecnologia o protocolo Onvif tem constante melhorias e atualizações, atualmente existem 2 versões a 1.x e a 2.x, porém a 1.x como é mais antiga já caiu no desuso e não é mais considerada pelos fabricantes.

Além das versões existem também 4 perfis diferentes de protocolo Onvif cada perfil com funcionalidades diferentes:

  1. Perfil S: É o perfil mais básico que garante a compatibilidade do tráfego de vídeo entre câmera e gravador.
  2. Perfil G: Muitas câmeras IP suportam unidades de memória e fazem gravações sem necessidade de um NVR, este perfil assegura o acesso às imagens gravadas na câmera através de um programa remoto (VMS)
  3. Perfil Q: Equipamentos com Onvif perfil Q contam com uma varredura automática na rede para encontrar e conectar novos equipamentos
  4. Perfil T: Este perfil é o único que suporta a compactação de imagem CODEC H.265 o que economiza muito espaço para gravação de imagem em disco rígido.

Verificando se os Equipamentos São Compatíveis.

Muitos fabricantes usam como estratégia de marketing estampas em sua embalagem ou até mesmo em seus equipamentos ONVIF, porém é preciso verificar se de fato estes fabricantes adotam e respeitam as regras do protocolo.

Para isso o Onvif disponibiliza um link para consulta dos equipamentos que vamos deixar aqui.

Como vimos neste post ninguém é tão grande que não possa crescer mais com a ajuda de boas parcerias. Indústrias gigantes entenderam que sem compatibilidade elas demorariam muito para evoluir e resolveram se unir.

Sabemos que você profissional de CFTV já conhecia o protocolo ONVIF, mas você sabia que ele nasceu de uma forte parceria para que o mercado de tecnologia IP pudesse avançar? O que você acha disso? Deixe seu comentário.

 

Onix Security, com a Gente Tudo é Mais Fácil!


Sobre o autor

Lazaro Vergani

Deixar comentário.

/* ]]> */