Novidades

Top 5 cidades mais vigiadas do mundo

cidades-mais-vigiadas-do-mundo-768px
Escrito por Onix Security

Vivemos uma era que a tecnologia avança em ritmo acelerado e o CFTV não fica para trás, a tendência do mercado de segurança eletrônica é o desenvolvimento de equipamentos com uma resolução cada vez maior a preços acessíveis. 

Um dos principais consumidores de sistemas de CFTV são os setores públicos. Os órgãos de segurança sempre tiveram muito apreço por câmeras de segurança entre outros equipamentos para garantir a segurança das áreas públicas nas cidades. 

Vamos conhecer agora quais as 5 cidades mais vigiadas do mundo, e qual é a relação câmeras por habitantes destas cidades. 

5º Cidade mais vigiada do mundo: Jinan

Jinan é a capital da província de Shandong que fica no leste da China, banhada pelo mar amarelo que fica entre as Chinas e as Coreias. 

Jinan tem cerca de 7,3 milhões de habitantes, e estima-se que tenha 530 mil câmeras de segurança.

Em Jinan existe 1 câmera de CFTV para cada 13,8 habitantes. 

4º Cidade mais vigiada do mundo: Tianjin

Tianjin é a 4° cidade mais vigiada do mundo, localizada no nordeste da China Tianjin é uma famosa cidade portuária. 

O porto de Tianjin é o 4º maior do mundo em volume de processamento de mercadorias, este é um dos fatores que faz Tianjin ser tão bem vigiada.  

Com uma população de 13,4 milhões de pessoas, Tianjin tem 1,24 milhões de câmeras de CFTV, o que dá 1 câmera de segurança para cada 10,9 habitantes. 

3º cidade mais vigiada do mundo: Xangai 

Xangai é a maior cidade da China e a mais importante do país economicamente, ela fica localizada na costa central da China. 

O centro mais importante de Xangai é conhecido como Bund, uma área repleta de prédios coloniais a beira mar. 

Xangai tem 26,3 milhões de habitante e 2,98 câmeras de segurança o que da 1 câmera para cada 8,82 habitantes

2º Cidade mais vigiada do mundo: Shenzhen

A cidade Shenzhen é a 2º cidade do mundo mais vigiada, um dos principais motivos é que Shenzhen é o principal destino de compras na China. 

Shenzhen têm uma enorme diversidade de regiões comerciais que focam no vestuário e moda.  

Shenzhen tem 12,2 milhões de habitantes e 1,92 milhões de câmeras de CFTV, o que resulta em 1 câmera para cada 6,35 habitantes. 

1º Cidade mais vigiada do mundo: Chongqing

Como não poderia ser diferente a cidade mais vigiada do mundo também é chinesa a metrópole de Chongqing. 

Chongqing é conhecida como a metrópole mais discreta da China, os números da cidade são impressionantes em relação à segurança, são 2,6 milhões de câmeras de CFTV para uma população de 15,3 milhões de pessoas. 

Chongqing a cidade mais vigiada do mundo tem 1 câmera de CFTV para cada 5,8 habitantes. 

China e sua preocupação com segurança 

A China tem uma verdadeira obsessão com a vigilância de seu povo, por isso as 5 cidades mais vigiadas do mundo se encontram lá. 

Um dos principais motivos para este investimento massivo é o programa de reconhecimento facial do governo chinês que restringe acesso das pessoas a áreas públicas dependendo do seu perfil e histórico social. 

Se o governo identificar que um determinado habitante participa de passeatas, protestos ou qualquer ato que o governo desaprove ele pode proibir que este cidadão use serviços como o transporte público. 

Embora o objetivo do governo não seja tão nobre assim ainda podemos extrair coisas positivas desta vigilância, as empresas chinesas são líderes em reconhecimento fácil e algoritmos de monitoramento inteligente. 

Cidade mais vigiada do mundo fora da China 

Como a China predominou nosso Top 5 resolvemos também falar sobre a 6º cidade mais vigiada do mundo que é a 1º fora da China. 

Londres é a cidade mais vigiada do mundo fora da China, a capital Inglesa e do Reino Unido é uma cidade emblemática com vários ícones como os ônibus vermelhos de 2 andares, sedes do poderoso parlamento e o relógio Big Ben. 

Londres tem 9,7 milhões de habitantes e 627,7 mil câmeras de monitoramento, o que leva 1 câmera para cada para cada 15,4 londrinos. 

Cidade mais monitorada do Brasil 

Deve ter ficado mais curioso para saber qual a cidade mais monitorada do Brasil não é mesmo? 

Infelizmente não existe um ranking oficial e alguns dados são conflitantes, mas existe uma cidade na região metropolitana de Salvador que tem um verdadeiro arsenal de câmeras de alta definição. 

A cidade de Madre de Deus tem uma população de 20.707 habitantes segundo dados de 2018 e com ajuda de uma política pública de segurança conta com 79 câmeras de todos os modelos. 

Desde Speed Domes super potentes até câmeras específicas para monitoramento do trânsito. 

O monitoramento fica a cargo da Polícia Militar e de outros órgãos públicos, já que o objetivo do monitoramento além de garantir segurança e monitorar o trânsito também é fiscalizar o funcionamento de serviços público como coleta de lixo.   

E você, o que acha desta vigilância toda? É positivo ou é negativo? Deixe seu comentário!

 

Onix Security, com a gente tudo é mais fácil!

 Faça parte da maior comunidade de segurança eletrônica do Brasil!

Assine nossa Newsletter e receba conteúdos com as melhores dicas e notícias sobre o Mercado de Segurança Eletrônica.

Sobre o autor

Onix Security

Deixar comentário.

/* ]]> */