Dicas Solução

Smart Home Security: como garantir a segurança dos idosos em casa durante o coronavírus

Escrito por Onix Security

Antigamente sistemas de segurança eram procurados para garantir a segurança da casa enquanto as pessoas estavam fora. Agora, as famílias estão usando para manter entes queridos mais velhos seguros dentro de casa.

Segundo uma nova pesquisa, 7 em cada 10 adultos com pais que tem mais de 60 anos não podem visitá-los todos os dias. Cada vez mais, essas famílias confiam na tecnologia para se manterem conectadas. E quais são os benefícios dessas tecnologias? Continue lendo esse post para descobrir.

O que é Smart Home Security?

A tecnologia de Smart Home Security vai além do que podemos imaginar. Os dispositivos podem ser controlados por voz ou aplicativos para tornar a vida em casa mais segura e fácil para adultos mais velhos que têm dificuldades em se locomover ou se lembrar de horários importantes.

Você pode configurar automações que acionam dispositivos em sequências. Por exemplo, quando um sensor de movimento no corredor detecta movimento, ele pode acender a luz do banheiro ou pode definir a abertura da trava da porta em um temporizador para permitir a entrada de um cuidador. 

Quer os entes queridos morem perto ou longe, os sistemas inteligentes podem facilitar a vida dos idosos e das pessoas que se preocupam com eles.

Rotinas diárias dos idosos mais simples

Dispositivos inteligentes podem trabalhar juntos para tornar os dias dos idosos um pouco mais fácil. Os idosos podem programar os dispositivos de acordo com suas preferências e horários, desde a configuração de lembretes de medicamentos até a iluminação de corredores escuros. 

O que são os dispositivos inteligentes?

Um dispositivo inteligente é o “cérebro” que conecta todos os seus outros dispositivos. Os melhores sistemas inteligentes funcionam com dispositivos smart speaker (você fala com ele). Eles também são fáceis de controlar por meio de um aplicativo móvel no seu Android ou iPhone. Smart Speaker como Amazon Echo ou Google Home podem funcionar perfeitamente para os idosos. Eles são controlados pela voz, minimizando a frustração para os que não são muito adaptados a celulares ou aplicativos. Trazendo o exemplo da Amazon Echo é só dizer um simples “Hey Alexa” ela começara a funcionar e é só pedir o que desejar:

  • Definir lembretes para compromissos e remédios

  • Ligue para entes queridos e cuidadores 

  • Responder a perguntas 

  • Compartilhe receitas 

  • Tocar músicas, audiolivros e notícias

  • Ativar dispositivos inteligentes

Aparelhos e iluminação inteligente 

Não há necessidade dos idosos se atrapalharem no escuro ao anoitecer. Em vez de se arriscar no caminho para a sala, você pode ativar lâmpadas inteligentes com comandos de voz ou através de um aplicativo móvel. Plugues inteligentes transformam aparelhos comuns, como lâmpadas, cafeteiras ou aparelhos de som, em tecnologia inteligente que você pode controlar com sua voz ou aplicativo. Assim, você pode programar sua cafeteira para iniciar de manhã e acender as lâmpadas quando voltar para casa à noite.

Lâmpadas e plugues inteligentes são acessíveis (geralmente abaixo de R$150) e podem ajudar idosos com necessidades relacionadas à mobilidade, memória ou deficiência visual.

Mais segurança e proteção

Segurança e proteção em casa são importantes, não importa quantos anos você tenha. A automação residencial e os dispositivos domésticos inteligentes tornaram mais fácil do que nunca proteger sua casa. Aqui estão alguns sistemas simples e eficazes que reagem rapidamente em caso de emergência.

  • Sistemas de segurança 

Os sistemas de segurança doméstica fornecem automação residencial para proteger contra intrusos, incêndios e inundações. A maioria desses sistemas vem com sensores de portas e janelas, câmeras, detectores de movimento e um dispositivo inteligente. Se for detectado algo diferente como fogo ou a queda do idoso o dispositivo liga imediatamente para o contato salvo como emergência.

  • Fechaduras inteligentes e sensores

As fechaduras inteligentes mantêm as portas seguras, em casa ou fora. A maioria das fechaduras tem um aplicativo no telefone que mostra o status da fechadura, para que você possa trancar e destrancar a porta enquanto estiver fora de casa. 

Isso pode ser útil para adultos mais velhos que podem perder as chaves com frequência ou se esquecer de trancar e destrancar a porta. 

Você pode adicionar usuários autorizados que fazem visitas regulares, como enfermeiras, família ou outros cuidadores. Esses usuários também podem bloquear, desbloquear e verificar o status da porta usando aplicativo, teclado, Bluetooth ou outros métodos sem chave. 

Total segurança aos idosos

Bom, isso é só um pouco do que a Smart Home Security pode ajudar no dia a dia dos idosos não só em tempos de COVID-19. É um amplo mercado que vem crescendo muito e que você pode adaptar conforme a sua necessidade! No mercado você encontra diversos dispositivos diferentes o que vai facilitar na hora de montar seu projeto.

E você? Qual a sua opinião sobre a tecnologia Smart home? Ajudaria seus familiares no dia a dia? Conta aqui nos comentários pra gente!

Sobre o autor

Onix Security

Deixar comentário.

Captcha loading...