Dicas Solução

Por que usar um rack para CFTV?

porque-usar-um-rack-para-cftv-728x432
Escrito por Onix Security

Os racks para CFTV chegaram ao mercado de segurança com uma proposta muito clara e definitiva, facilitar a vida do instalador!

Os racks para CFTV começaram de forma modesta e com poucos modelos, com o tempo a evolução foi imensa e hoje podemos encontrar soluções para qualquer projeto. Um projeto de CFTV é composto essencialmente por câmeras, cabo e DVR.

Não é necessariamente obrigatório colocar um rack organizador, mas as vantagens de um rack organizador são inegáveis.

Vamos conhecer agora o que o instalador pode ganhar optando por usar um rack organizador para CFTV.

 

Organização do sistema de CFTV

Como o nome sugere, os racks organizadores de CFTV são uma alternativa extremamente eficaz para organização da fiação no CFTV.

Quando optamos por um cabeamento estruturado, a utilização de um rack para CFTV é praticamente obrigatória já que a maioria conta com placa organizadora e chicotes com BNC para conexão no DVR.

Tanto a placa organizadora quanto o chicote com conexão BNC tem indicação numérica para melhor organização dos canais.

 

Fácil alimentação para o CFTV

Quando vai ser realizada a instalação de CFTV um dos grandes obstáculos que muitas vezes implicam na infraestrutura é a rede elétrica já existente no imóvel.

Muitas vezes no local definido para instalação das câmeras não existe nenhum ponto elétrico disponível o que obriga o envolvimento de mais um profissional na obra, o eletricista. Que obviamente vai ter que ser pago, aumentando assim o custo do sistema de CFTV.

O eletricista além de disponibilizar novos pontos para as câmeras, também terá que criar uma rede individual para o sistema caso o usuário queira um nobreak no CFTV.

O uso do Nobreak deveria ser uma prática comum nos sistemas de CFTV, já que traz mais segurança e elimina um ponto de vulnerabilidade do sistema que seria alimentação.

Porém, como isso implica com investimento em infraestrutura elétrica muitas vezes é simplesmente ignorada na hora do projeto e orçamento.

Os racks de CFTV oferecem a possibilidade de levar vídeo e alimentação para câmera em um único cabo tanto coaxial bipolar como em cabo de rede.

Isso elimina de uma vez por todas a dificuldade da implementação do Nobreak no projeto já que a alimentação seria centralizada no rack para CFTV garantindo muito mais qualidade e segurança para o usuário.

 

Rack para CFTV aumenta a vida útil do sistema de câmeras

Os racks para CFTV mais modernos que contam com placas organizadoras, contam também com componentes de proteção contra sobrecarga elétrica.

Os racks para CFTV da fabricante Onix Security como o Power Balun e o Power Coaxial contam com tecnologia de Termistor PPTC Fusível Rearmável.

O PPTC dos racks para CFTV da Onix Security tem a grande vantagem de proteger os componentes eletrônicos do CFTV desarmando quando ocorre uma sobrecarga de energia e volta ao trabalho normalmente quando a corrente se normaliza. Evitando assim danos ao CFTV e sem o trabalho de ter que abrir o equipamento para trocar fusível.

Lembrando que é de suma importância o aterramento de cada equipamento de CFTV como indica seus respectivos fabricantes.

 

Uma imagem sem interferências

As interferências no CFTV podem ter vários fatores ocasionais, um dos mais comuns deles é a interferência gerada pela eletricidade estática dos fios da rede elétrica.

Como os racks para CFTV da linha Power são desenvolvidos para levar vídeo e alimentação no mesmo cabo eles contam com filtro magnético integrado o que vai garantir uma imagem muito mais nítida e sem interferências.

 

Mais Segurança para o DVR

O DVR é o coração do CFTV, quando existe um investimento em segurança é nele que fica armazenadas todas a imagens que são captadas.

É ilógico fazer um investimento em CFTV e não proteger o DVR, em caso de roubo de imóvel ou qualquer outro crime premeditado que for praticado o criminoso sem dúvidas irá procurar roubar/quebrar ou desligar o DVR.

Além de segurança contra pessoas mal-intencionadas temos que levar em consideração que acidentes acontecem.

Quando o DVR fica muito exposto em locais de fácil acesso como em cima do rack de TV na sala, junto a outros equipamentos eletrônicos, é comum um acesso indevido como de um funcionário limpando e mudando alguma configuração sem querer ou uma criança apertando os botões do equipamento.

Uma outra situação muito comum também é alocar o DVR em cima da laje, que realmente é um local de difícil acesso, mas com certeza não é o local mais indicado para colocar o DVR, é um local com muita sujeira e que dificulta muito a identificação de problemas e possíveis manutenções.

Com o DVR não se brinca, não vale a pena economizar em seu sistema de CFTV não comprando um rack, que embora represente a partir de 10% do valor do CFTV, realiza uma grande missão com excelência que é proteger o DVR.

O ideal é preparar um local próprio para o DVR como um Rack para CFTV ou um Rack Padrão Informática, que vai restringir o acesso indevido, mas deixando fácil para identificar problemas e fazer uma possível manutenção. Além disso, o DVR irá ficar em um local limpo reduzindo o risco de falhas no sistema de CFTV.

 

Mais Dinheiro para Você Instalador

Quanto tempo demora para instalar um sistema de CFTV com 16 Câmeras?

Pergunta difícil de responder, pois é muito relativo, depende do tipo de imóvel e da dificuldade do posicionamento das câmeras.

Levando em consideração as variáveis sabemos que em média demora 5 dias para instalar um sistema de CFTV de 16 canais sem um Rack para CFTV.

Com um rack para CFTV da Onix Security a instalação do mesmo sistema é feita em no máximo 2 dias!

Com racks para CFTV da Onix Security eliminamos o trabalho de ficar em cima de escadas soldando conexões.

Além da possibilidade de levar vídeo e alimentação em um único cabo o que elimina todos os percalços de encontrar e disponibilizar alimentação para as câmeras.

Instalando 16 câmeras em um período menor que o habitual você consegue economizar com horas trabalhadas de funcionário, locomoção e alimentação e ainda tem mais tempo livre para fechar novos negócios.

Um outro benefício que aumenta a rentabilidade do profissional que usa um rack para CFTV em seus projetos são a baixíssima taxa de retorno já que as conexões com mais qualidade e o local adequado para alojar a DVR diminuem a possibilidade de possíveis defeitos.

E você instalador, usa rack para CFTV em seus projetos? Deixe sua opinião nos comentários.

 

Onix Security, especialista em infraestrutura de CFTV!

 Faça parte da maior comunidade de segurança eletrônica do Brasil!

Assine nossa Newsletter e receba conteúdos com as melhores dicas e notícias sobre o Mercado de Segurança Eletrônica.

Sobre o autor

Onix Security

Deixar comentário.

/* ]]> */