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Marketing boca a boca: como pedir indicações de clientes?

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Escrito por Lazaro Vergani

Atrair novos clientes é uma tarefa que exige dedicação e investimento, sobretudo em tempos de alta competitividade. Por outro lado, fidelizar os clientes que você já possui, fazendo com que eles, espontaneamente, façam um marketing boca a boca, pode ajudá-lo a reduzir os custos na captação de novos consumidores.

Lembre-se que um cliente indicado tem um poder de retenção muito maior e, ao mesmo tempo, torna-se fiel à sua marca de forma mais rápida. Sem falar que ele também é um potencial indicador de futuros compradores.

Mas como fazer um marketing boca a boca realmente eficiente? Confira abaixo.

Ofereça benefícios ao seu cliente defensor

Uma das estratégias principais do marketing boca a boca é realmente incentivar o seu cliente a fazê-lo. E a melhor forma de conseguir esse objetivo é oferecendo um serviço ou produto com desconto para cada novo comprador que ele conseguir. Você também pode ofertar um novo serviço a esse cliente — o importante é mostrar que ele terá algum benefício ao indicar você.

Dá para ir além e criar, inclusive, programas de fidelização. Por exemplo: a cada novo consumidor que o seu cliente trouxer, ele marca pontos que serão trocados por um brinde no futuro.

Fortaleça o relacionamento com o consumidor

Toda empresa busca ao máximo ter um bom relacionamento com o seu cliente, certo? Isso é um dos pilares para que qualquer negócio cresça e sempre tenha a atenção do seu público-alvo. Por isso, mais do que importante, é essencial que você construa uma sólida amizade com o seu cliente!

Comece desde o início, quando ele procurou você para saber mais dos seus produtos ou serviços. Dê a atenção que ele merece e surpreenda ao oferecer um atendimento excelente! E jamais deixe de acompanhar esse consumidor na etapa do pós-venda, manter contato com ele fará toda a diferença.

Saiba a quem solicitar o marketing boca a boca

O ideal é que você peça indicações para os seus clientes mais fiéis. São eles que falarão bem dos seus serviços, e muitos contam detalhes das experiências com a sua marca aos futuros consumidores. Como são eles que mais conhecem o seu negócio, até no momento que você fizer esse pedido eles se sentirão especiais.

Outro ponto a favor da sua empresa, que estreita ainda mais os laços com o consumidor.

Não tenha vergonha ao pedir indicação

Quando se tem um ótimo relacionamento com a carteira de clientes, não há necessidade de receios em pedir uma parceria na divulgação dos seus produtos. Muito pelo contrário, isso mostra o quão confiante você é nos seus negócios e sabe que aquele cliente está satisfeito com os seus serviços.

Então, nada de vergonha: converse com o consumidor e explique que gostaria de ganhar novos clientes e conta com a ajuda dele nesse passo importante.

Faça uma pequena pesquisa de campo

Essa prática vai ajudar você a detectar onde exatamente o marketing boca a boca vai funcionar mais para o seu negócio. Pergunte aos seus clientes em que momento eles achariam tranquilo e não invasivo você conversar sobre indicações. Essas informações podem ser de muita ajuda.

Viu só como é possível atrair novos compradores de maneira diferente e eficaz? O que achou das nossas dicas? Deixe-nos o seu comentário!

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Lazaro Vergani

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