Dicas Solução

Escolhendo corretamente os Sensores de Alarme

escolhendo-corretamente-os-sensores-de-alarme
Escrito por Lazaro Vergani

Os alarmes sonoros são os equipamentos de segurança eletrônica mais populares e tradicionais do mercado a muitos anos. Diferente do CFTV o alarme residencial ou comercial protege o imóvel em momentos que está vazio, parcial ou totalmente.  

O Sistema de Alarme tem uma composição bem simples que se divide em 3 partes. 

  • Sensores que vão captar a presença (os quais vamos falar mais abaixo)
  • Central que vai tocar o alarme e realizar ligações para números telefônicos que já estejam programados na memória 
  • Infraestrutura que vai ligar sensores com central de alarme 

Como todos os equipamentos do mercado de CFTV os componentes do alarme residencial têm constantes atualizações, um dos componentes que mais tem variações para aplicações específicas é o sensor do alarme residencial, vamos conhecer agora os principais modelos e características.  

Sensores de Alarme Infravermelho

Os sensores de alarme de infravermelho são os mais populares do mercado e podem ser divididos em duas categorias que vamos ver agora, os sensores passivos e ativos.

Sensores Infravermelho Passivo

Este tipo de sensor não emite luz infravermelha, o sensor de alarme Infravermelho Passivo consegue detectar a alteração de temperatura no ambiente e movimentação nestas massas de calor. 

Este tipo de sensor não é indicado para locais em que tenha grande variação de calor, o que pode fazer o sensor ter muitos disparos falsos. 

Sensor Infravermelho Ativo 

O sensor de Infravermelho Ativo emite um feixe de luz infravermelha que cria uma barreira invisível que vai acionar o alarme residencial sempre que for cruzada por qualquer pessoa ou objeto. 

O uso deste sensor é amplamente adotado em passagens de entradas ou corredores.

Sensores de Alarme Microondas 

O sensor de microondas é um tipo de sensor muito tecnológico, ele basicamente funciona emitindo microondas no ambiente e às recebendo de volta em fração de segundos. Quando ele recebe de volta as microondas ele consegue analisar se houve alguma movimentação no ambiente. 

Uma das principais vantagens do sensor microondas é que ele consegue evitar disparos falsos graças a sua precisão e sua inteligência artificial que consegue analisar o que acontece no ambiente. 

Sensor Pet 

Como o nome já sugere o sensor pet é o sensor para quem quer contar com um alarme residencial, mas conta com animais de estimação, estes sensores são projetados para que seus animais não causem disparos no alarme residencial. 

A classificação dos sensores é feita pelo peso do animal de estimação.

Sensores de Alarme Magnéticos 

Os sensores magnéticos são pequenos e discretos, suas aplicações são em portas e janelas. Eles se dividem em duas peças onde 1 é fixada no batente da porta ou janela e a segunda é fixada na própria porta ou janela. 

Assim que houver a abertura e as 2 peças do sensor magnético se distanciar o acionamento é feito. O sensor magnético praticamente não sofre nunca com falso disparos. 

Sensores de Alarme e Suas Variações

Todos os sensores que vimos acima contam com 3 variações de ambiente para qual eles serão aplicados, as variações são:

  • Sensores para Ambientes Internos 
  • Sensores para Ambientes Externos 
  • Sensores para Ambiente Semi-Externos (como varandas) 

Outra variação que todos têm são a possibilidade de sensores com fio ou sem fio que acaba dando mais liberdade para o projeto, porém a utilização dos sensores sem fio também tem algumas limitações. 

Você profissional de segurança eletrônica já conhece a nova solução da Onix Security para Alarmes residenciais, acesso remoto e CFTV? Clique aqui e conheça agora a Fonte Conversora.

Quais as dicas que você tem para nos dar sobre sensores de alarme residencial? Estamos aqui loucos para te ouvir, deixe seu comentário!

Onix Security, Com a Gente Tudo é Mais Fácil!

 Faça parte da maior comunidade de segurança eletrônica do Brasil!

Assine nossa Newsletter e receba conteúdos com as melhores dicas e notícias sobre o Mercado de Segurança Eletrônica.

Sobre o autor

Lazaro Vergani

Deixar comentário.

/* ]]> */