Dicas

Como Medir o Consumo Elétrico do Sistema de CFTV

como-medir-o-consumo-elétrico-do-sistema-de-CFTV-810x540px
Escrito por Lazaro Vergani

Como medir o consumo do sistema de CFTV é uma pergunta que cada vez mais e mais consumidores estão se fazendo. Mas por que você instalador de CFTV precisa saber desta informação?

A resposta é muito simples: quanto mais informações você conseguir passar para o consumidor final, mais credibilidade ele terá em seu trabalho e quanto mais credibilidade mais negócios é possível fechar.

Já imaginou entregar um orçamento para seu cliente onde além do valor dos produtos, da mão de obra, do prazo de execução do projeto ainda conste qual será o consumo mensal elétrico do sistema de CFTV, já convertido em reais? Qual concorrente seu oferece isso? Pode ter certeza que será só sucesso e a credibilidade de seu orçamento ira nas nuvens.

Vamos ver agora como medir o consumo do seu sistema de CFTV.

Consumo dos Equipamentos do CFTV

O primeiro passo para calcular o consumo do sistema de CFTV é saber qual o consumo de cada equipamento.

Vamos usar neste posto como exemplo produtos populares do mercado de CFTV e calcular o consumo de um sistema de CFTV de 4 canais e 4 câmeras.

  • DVR que é o gerenciador de imagem do sistema de CFTV com quatro canais tem a consumo de 10w
  • Câmeras de segurança que irão captar a imagem, câmeras com a resolução de 1 megapixel tem um consumo médio de 2,7w  
  • Monitor de 19 polegadas de LED 35w

O consumo que colocamos em cada equipamento são uma média aproximada para exemplificar para informações mais específicas é só consultar o site do fabricante de suas câmeras e DVR.

Neste exemplo colocamos também o monitor que não é obrigatório para o sistema de CFTV, porém é muito útil para o monitoramento.

Agora que já temos o consumo de cada equipamento de CFTV vamos descobrir como transformar este consumo em gasto financeiro.

Calculando o Consumo do Sistema de CFTV

O cálculo para o consumo de cada equipamento é muito simples iremos pegar o valor do consumo do equipamento em watts multiplicar pela quantidade de horas que ele funcionará por dia, e multiplicar por 30 que é a quantidade de dias do mês. O resultado desta operação iremos dividir por 1000.

Então vamos lá começar pelo DVR.

Consumo do DVR 10w

Quantidade de horas por dia 24

Quantidade de dias por mês 30

 

10w x 24 horas por dia x 30 dias por mês / 1000

Consumo mensal do DVR 7,2 Kwh por mês vamos calcular agora o consumo das câmeras.

Consumo da câmera 2,7w

Quantidade de horas por dia 24

Quantidade de dias por mês 30


4 câmera x 2,7w x 24 horas x 30 dias / 1000

 

Note que na equação das câmeras no colocamos também a quantidade de câmeras, isso deve ser feito sempre que a quantidade do equipamento for maior que 1. O consumo das câmeras será de 7,8 Kwh por mês, vamos agora calcular o consumo do monitor.

Consumo da câmera 35w

Quantidade de horas por dia 6

Quantidade de dias por mês 30

 

35 x 6 x 30 / 1000

 

Desta vez tiramos os indicativos de potencia, horas por dia e dias por mês para conseguirmos enxergar como a conta que temos que fazer é simples, repare também que estimamos apenas 6 horas diárias de funcionamento do monitor, já que ao contrário do DVR e das câmeras o monitor não precisa estar ligado para que funcione o sistema de CFTV.

O consumo do monitor será de 6,3 Kwh por mês.

Vamos então ao que interessa descobrir quanto o cliente vai gastar com o consumo elétrico do sistema de CFTV. Agora é só somar a quantidade de Kwh por mês que os equipamentos irão consumir e multiplicar pelo valor do Kwh que hoje no estado de São Paulo é cobrado em média R$0,82, vamos colocar a mão na massa.

DVR 7,2 kwh por mês + Câmeras 7,8 Kwh por mês + Monitor 6,3 Kwh por mês

Totalizando um consumo total de 21,3 Kwh por mês o que vai gerar uma cobrança de aproximadamente R$17,47

Lembrando que os valores de consumo dos equipamentos e valor tarifária do KWh podem variar de acordo com fabricante e estado.

Vimos neste post como calcular o consumo de um sistema de CFTV simples de 4 canais e 4 câmeras, mas o que realmente queremos com este texto é agregar conhecimento a você profissional de CFTV para que consiga uma excelência ainda maior atendendo o consumidor final.

Conhecimento é poder e quanto mais qualificado você estiver mais conseguira sobressair no mercado competitivo que é o mercado de CFTV

Qual outros assunto que você profissional de CFTV acha que deveríamos abordar em nossas próximas matérias? Nós ajude, deixe seu comentário!   

Onix Security, Com a Gente Tudo é Mais Fácil!

Até matemática

 Faça parte da maior comunidade de segurança eletrônica do Brasil!

Assine nossa Newsletter e receba conteúdos com as melhores dicas e notícias sobre o Mercado de Segurança Eletrônica.

Sobre o autor

Lazaro Vergani

Deixar comentário.

/* ]]> */