Novidades Solução

Conheça o monitoramento inteligente

oque-e-monitoramento-inteligente-768px
Escrito por Onix Security

Monitoramento inteligente é um conceito de segurança que chegou para ficar, como o mercado de CFTV é atualizado constantemente novidades não param de surgir. 

Monitoramento inteligente é um sistema de segurança robusto que até bem pouco tempo atrás era usado apenas por governos e empresas de grande porte, e que agora com a modernização de equipamentos e preços mais acessíveis começa a se popularizar em empresas menores. 

Vamos conhecer agora os pontos mais importantes sobre monitoramento inteligente que é uma tendência mundial para o aumento da segurança. 

Como funciona o monitoramento inteligente

O monitoramento inteligente capta informações de imagem, áudio ou movimento muito semelhante a um sistema de segurança convencional. 

A diferença dos sistemas de monitoramento inteligente é como estas informações são tratadas depois de captadas. 

As informações são enviadas para um software com inteligência artificial que vai conseguir interpretar o que significa aquelas informações, vamos usar um exemplo conhecido por todos. 

Os radares de trânsitos conhecidos popularmente como “dedo-duro” são um sistema de monitoramento inteligente, as câmeras especiais para imagens em alta velocidade conseguem capturar uma imagem perfeita da placa do veículo. 

Esta imagem da placa é enviada para um software que em milésimos de segundos consegue fazer a leitura da placa do veículo e cruzar com milhares de informações, descobrindo se o veículo possui débitos ou até mesmo se é produto de furto. 

Tudo isso com uma velocidade incrível, que otimiza muito o trabalho de monitoramento de trânsito.

Além deste exemplo, podemos usar um sistema de monitoramento inteligente em um evento com grande aglomeração de pessoas, através de seu software de inteligência artificial consegue identificar movimentações atípicas na multidão, como brigas e outras confusões. 

Vantagens do monitoramento inteligente em empresas 

O monitoramento inteligente está ganhando cada vez visibilidade em grandes e médias empresas. 

Com as técnicas de análise de dados do monitoramento inteligente as indústrias conseguem otimizar a produção e aumentar a lucratividade. 

O monitoramento consegue diagnosticar através das imagens possíveis falhas no fluxo de produção, como funcionários dispersos na linha de produção ou alguma interrupção ou falha em uma esteira de rolagem. 

Toda ação gera uma reação em um sistema de monitoramento inteligente 

Um sistema de monitoramento inteligente exige um grande planejamento da equipe envolvida, pois a tecnologia vai conseguir identificar padrões e avisar a equipe, mas para que esta análise de dados e avisos de fato se convertam em um sistema de segurança eficiente as reações precisam ser bem alinhadas.

Nos sistemas de monitoramento inteligente dois pontos são fundamentais para o êxito, comunicação e agilidade. 

Quanto mais rápido for enviado a informação para a equipe de apoio e até mesmo as forças policiais mais fantástico será o resultado do sistema inteligente. 

Na indústria todo contratempo na produção precisa ter um planejamento de rápida correção para que realmente os benefícios do monitoramento inteligente sejam alcançados. 

Vimos que o monitoramento inteligente está chegando com muitos benefícios para auxiliar as equipes de segurança, porém, as pessoas ainda continuam sendo protagonistas pela segurança de locais públicos e eventos, e pela otimização e organização em empresas.  

E você já teve algum contato com monitoramento inteligente? Deixe seu comentário e nos prestigie com seu conhecimento.  

Onix Security, com a gente tudo é mais fácil!

 Faça parte da maior comunidade de segurança eletrônica do Brasil!

Assine nossa Newsletter e receba conteúdos com as melhores dicas e notícias sobre o Mercado de Segurança Eletrônica.

Sobre o autor

Onix Security

Deixar comentário.

/* ]]> */