Case Solução

CFTV de Alta Definição

alta_definição
Escrito por Lazaro Vergani

Até bem pouco tempo atrás um sistemas de CFTV que gerava uma imagem de 720p (1 megapixel) era considerado um sistema de Alta Definição, mas nos últimos anos com o avanço da tecnologia as resoluções aumentaram muito.

A resolução da imagem é literalmente o tamanho que a imagem tem, quanto maior a resolução maior o tamanho.

Mas quais vantagens um sistema de Alta Definição pode trazer efetivamente para o consumidor final? Vamos falar um pouco sobre as resoluções os benefícios e quais os requisitos para o sistema de CFTV.

Requisitos Para um Sistema de Alta Definição

Quando pensamos em qualidade de imagem em um sistema de CFTV logo imaginamos câmeras potentes com a maior resolução possível, e isto está correto, mas existem outros componentes do CFTV que também precisam evoluir para suportar a alta qualidade das câmeras.

Quanto maiores as imagens mais informações precisam ser enviados pelos cabos do CFTV, por isso uma CFTV de Alta Definição exige muito de sua infraestrutura. Cabos para um sistema de Alta definição precisam ser obrigatoriamente 100% cobre e conectores de boa qualidade também são essenciais.

Investir em câmeras de alta definição e não investir em cabos e conectores é uma economia que não vale pois toda a qualidade das câmeras irá se perder no meio do caminho.

O DVR é outro ponto que deve ter atenção especial quando o objetivo for um CFTV de Alta Definição a resolução do aparelho precisa ser compatível com a resolução das câmeras. Existem muitos do famosos “Kits para CFTV” em que a resolução das câmeras é maior que a do DVR o que vai resultar em um desperdício de investimento já que a resolução que vai se efetivar é a do DVR.

Sistemas de CFTV de Alta Definição precisam contar com HDs para gravação das imagens com grande capacidade já que quanto maior a imagem mais espaço ela irá ocupar.

Então podemos dizer que para um CFTV  de Alta definição é necessário além de câmeras com grande resolução, cabeamentos e DVR compatíveis.

Benefícios de um CFTV de Alta Definição

Como falamos no início do texto os CFTV de 720p já não são considerados mais de Alta Definição, com o avanço de novas tecnologia as resoluções avançaram muito e já se pode encontrar equipamentos:

 

  • Full HD
  • 3 megapixel
  • 5 megapixel
  • 8 megapixel (4k)
  • 12 megapixel

Um dos principais benefícios desta resoluções maiores são a maior nitidez e riqueza de detalhes em um possível zoom digital, e este benefício pode ser usado em diversas situações como:

Em comércios identificando movimentos suspeitos no caixa ou em mercadorias.

Estacionamentos onde a identificação da placa dos veículos e de seus condutores é quase uma obrigação do sistema de CFTV.

Em grandes empresas para controlar acesso de pessoal não autorizado.

Portaria de condomínios em que a identificação na entrada de moradores e prestadores de serviço é imprescindível

Além do benefício de maior nitidez um sistema de Alta Definição pode cobrir um determinado espaço de monitoramento com menos câmeras do que um sistema convencional podendo gerar até mesmo economia.

E você instalador de CFTV o que acha dos sistemas de Alta Definição? Em qual situação aconselha câmeras com alta resolução para seus clientes?

Deixe seu comentário.

Onix Security, Com a Gente Tudo é Mais Fácil!

Sobre o autor

Lazaro Vergani

Deixar comentário.

/* ]]> */