Solução

Baluns para CFTV: conheça essa solução ideal para seu sistema

baluns-para-cftv-conheca-essa-solucao-ideal-para-seu-sistema.jpeg
Escrito por Lazaro Vergani

Os sistemas de segurança são uma parte importante de muitas residências, prédios e instalações comerciais. Para se destacar positivamente no mercado, o profissional dessa área deve entender como o uso de baluns para CFTV pode otimizar esses sistemas e gerar mais qualidade com menor custo.

Mas se você ainda não sabe como utilizar essa solução, não se preocupe! Neste texto você vai conhecer os baluns para CFTV e todas as vantagens deles. Acompanhe!

O que são baluns?

O termo balun é uma junção de duas palavras em inglês — balanced e unbalanced — que significam balanceado e desbalanceado. Ou seja, ele é um conversor que transforma uma linha balanceada em desbalanceada ou vice-versa.

Na prática, ele permite que os sinais de voz, vídeo e dados sejam transmitidos por cabos de par trançado (UTP), os tão conhecidos cabos de rede, em vez de serem adotados os cabos coaxiais.

Como eles são utilizados?

Os baluns são utilizados em vários sistemas eletrônicos, inclusive nos CFTV. Para que o sistema funcione corretamente, é necessário instalar um balun em cada extremidade do cabo UTP, isto é, um na câmera e outro no DVR/gravador.

Os baluns para CFTV permitem que as imagens geradas pelas câmeras de segurança sejam transmitidas com qualidade por distâncias relativamente longas.

Além disso, em comparação com os cabos coaxiais, eles tornam a instalação do sistema muito mais rápida e econômica, melhorando o custo-benefício do sistema de segurança.

Quais as vantagens dos baluns para CFTV?

Se você ainda não adotou o uso de cabos UTP e baluns para CFTV, talvez esteja na hora de considerar essa possibilidade. Confira algumas vantagens dessa solução!

Redução de custo da obra

O custo de aquisição dos cabos UTP é menor quando comparado ao custo dos cabos coaxiais, principalmente porque um único cabo carrega todos os sinais.

Ao mesmo tempo, a instalação do UTP é mais simples do que a instalação de uma massa de cabos coaxiais separados. Por isso, o investimento em mão de obra também é reduzido.

Maior proteção e qualidade do sistema

Os baluns possuem proteção contra surtos e raios e outras descargas elétricas, garantindo maior proteção ao sistema. Eles ainda têm maior capacidade de rejeitar interferências e ruídos, o que assegura a qualidade da transmissão.

Distâncias mais longas

Com a combinação certa de baluns e cabeamento de qualidade, é possível transmitir imagens a distâncias muito mais longas do que com os cabos coaxiais, chegando a até 2600 metros.

Várias câmeras podem ser transmitidas com o mesmo cabo

O mesmo cabo pode ser usado para transmitir os sinais de várias câmeras, dependendo do número de pares dele. Ou seja, o sistema total vai ocupar muito menos espaço se forem utilizados os baluns.

Ampliação do sistema de maneira mais simples

Podem ser instalados cabos com múltiplos pares, de maneira que uma eventual ampliação do sistema possa ser feita de maneira simples, sem necessidade de acréscimo da infraestrutura.

Por fim, ressaltamos que o uso de cabos UTP combinados com baluns para CFTV pode tornar o sistema muito mais atrativo e confiável, além de facilitar a instalação e a manutenção.

Você quer saber mais sobre os baluns para CFTV e outras soluções em segurança? Então, não perca mais tempo e entre em contato conosco agora mesmo!


Sobre o autor

Lazaro Vergani

Deixar comentário.

/* ]]> */