Dicas Solução

5 razões para um técnico de CFTV se capacitar em tecnologia IP

84638-5-razoes-para-um-tecnico-de-cftv-se-capacitar-em-tecnologia-ip
Escrito por Lazaro Vergani

Os bons inventos gradativamente substituem a tecnologia anterior e modificam o cotidiano dos profissionais. Isso ocorre nos mais diversos setores e não é diferente com o técnico de CFTV.

Hoje em dia, a tecnologia IP vem, aos poucos, tomando conta desse mercado. Conhecê-la significa estar preparado para o futuro e para as novas exigências.

Por isso, se você trabalha ou pretende trabalhar nesse setor, existem excelentes razões para investir em uma capacitação em IP desde logo. Continue lendo e descubra!

A tecnologia IP traz inúmeras vantagens

A tecnologia IP consiste no tráfego de dados por meio de redes. Nesse modelo, as câmeras de segurança podem ser identificadas por um número ip, ficando conectadas aos computadores, de modo que sua implementação é similar à instalação de impressoras, fax etc.

Esse modelo traz algumas vantagens:

  • o acesso às imagens transmitidas pela câmera, de qualquer computador, via internet, por exemplo;

  • a possibilidade de realizar a conexão sem fios;

  • a economia no processo de instalação, que pode, até mesmo, utilizar a própria infraestrutura de rede já existente na empresa, em alguns casos;

  • a possibilidade de usar câmeras inteligentes, com recursos de infravermelho, sensores de movimento, filmagem em alta definição, aptas a enviar alertas via e-mail, dentre outras.

Sendo assim, uma capacitação em tecnologia IP pode trazer um mundo de possibilidades para um técnico de CFTV.

As câmeras digitais são superiores às analógicas

As câmeras IP tornam acessível o uso da tecnologia digital, superando os atuais modelos que usam a tecnologia analógica. E, qual seria a diferença?

Nos modelos digitais, tanto o aparelho emissor como o aparelho receptor usam sinais bem definidos, por exemplo, o código binário. Ao passo que, nos aparelhos analógicos ocorre o envio de um sinal que oscila e que precisa ser “traduzido” pelo aparelho receptor.

No primeiro caso, é como se estivéssemos lidando com pessoas de um mesmo país, que se comunicam no mesmo idioma. Já no segundo, essas pessoas seriam de diferentes países e o receptor entenderia apenas razoavelmente a mensagem, mas não integralmente.

Por isso, com uma câmera IP temos um envio de informações com menos perdas de conteúdo, levando a uma maior qualidade de som, imagem e reprodução (por exemplo, as filmagens em HD e full HD).

As Câmeras IP otimizam os recursos existentes

Graças à qualidade de imagem, as câmeras IP podem reduzir consideravelmente o número de dispositivos posicionados em cada setor.

E mais, os modelos “inteligentes” podem otimizar recursos, filmando apenas quando algo é detectado pelo sensor de movimento, bem como realizando a compactação das imagens antes de enviá-las para o computador em que serão armazenadas.

Tudo isso gera economia e reduz os gastos de manutenção do sistema de segurança.

As câmeras IP vêm ocupando o mercado

O técnico de CFTV precisa ficar atento às tendências do mercado no longo prazo. Essa profissão requer o domínio das tecnologias e métodos utilizados na área de segurança eletrônica.

Nesse sentido, a capacitação em tecnologia IP se torna essencial, porque esse será o padrão do mercado em um futuro próximo. Trata-se de um modelo que cresce cerca de 35% ao ano, com constante aumento no número de clientes interessados e redução dos custos de implementação.

Logo, manter-se apegado às câmeras analógicas significa, cedo ou tarde, sair do mercado junto com elas.

A capacitação em tecnologia IP é uma boa oportunidade de crescimento profissional

A capacitação em tecnologia IP pode, ainda, representar uma oportunidade de crescer profissionalmente. Isso porque, as mudanças nos padrões do mercado tendem aumentar a necessidade e a procura de profissionais qualificados.

Logo, essa formação pode significar uma maior remuneração para o técnico de CFTV que se adaptar ao novo cenário. Então, siga em frente e se capacite!

Gostou? Quer receber mais informações sobre segurança eletrônica? Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades do blog!

 Faça parte da maior comunidade de segurança eletrônica do Brasil!

Assine nossa Newsletter e receba conteúdos com as melhores dicas e notícias sobre o Mercado de Segurança Eletrônica.

 Faça parte da maior comunidade de segurança eletrônica do Brasil!

Assine nossa Newsletter e receba conteúdos com as melhores dicas e notícias sobre o Mercado de Segurança Eletrônica.

Sobre o autor

Lazaro Vergani

Deixar comentário.

/* ]]> */