Dicas Problema Solução

5 Passos Simples Para Evitar Interferência no CFTV

Escrito por Onix Security

Um dos grandes “vilões” das instalações CFTV é a bendita da interferência, mesmo ao achar que a instalação está perfeita é perigoso ainda sobrar a interferência para dar um pouco mais de trabalho. O problema agora é saber o que realmente está causando, voltar a instalação conferindo cada possível motivo até achar o ponto certo.
Visando evitar todo esse trabalho que no final das contas custa tempo e sabemos que tempo é dinheiro, vamos listar 5 passos simples para evitar e eliminar a probabilidade de uma possível interferência no futuro.

01 – Distância da Alimentação x Interferência

Como diz o ditado “Não de um passo maior que a perna”, no CFTV não é diferente. Quando temos um projeto em que necessita de uma distância significativa de cabeamento para alimentação é necessário revermos se realmente vai ficar algo viável.
O recomendado ao realizar uma instalação com uma distância de cabeamento significativa é investir um pouco mais na sua infraestrutura como: Investindo em um Cabo Coaxial (ou Cabo de Rede), conectores e fontes de melhor qualidade, recorrendo aos Racks Organizadores, Baluns ou Power Balun  que permite uma instalação para longas distâncias sem interferência.

02 – Cabeamento Danificados

É preciso tomar um pouco de cuidado ao passar os cabos, pois caso o cabo fique dobrado em alguma parte de sua instalação pode causar interferências. Evite ao máximo qualquer emenda no cabo!
Mas não só na hora de passar os cabos, mas também no armazenamento e manuseio, um simples deslize pode danificar o seu cabeamento trazendo uma grande dor de cabeça.

03 – Equipamentos de Má Qualidade

Como diziam “É melhor garantir do que remediar”. Mesmo com a pressão de entregar um projeto de baixo custo ao cliente, é preciso levar em conta que quanto menor o investimento na infraestrutura maior é a chance de ter alguns problemas futuros.
Você tem que mostrar ao cliente que visando isso, é recomendado mesmo que aumente o custo, investir um pouco mais nos conectores, cabos e fonte. Utilizando produtos homologados e cabos 100% cobre para assim entregar talvez não o projeto mais barato, mas o melhor projeto. Afinal, ele quer se sentir seguro. Certo?

04- Cabeamento Perto de Rede Elétrica

É comum procurar as formas mais fáceis de passar o cabo e acabar aproveitando as passagens da rede elétrica, mas isso pode ser um “tiro no pé”. Essa facilidade pode danificar todo o seu projeto, pois ao passar o cabo de vídeo perto de Redes Elétricas pode causar interferências significativas em seu CFTV.

Portanto é recomendado, mesmo que de um pouco mais de trabalho, fazer uma tubulação exclusiva para os fios de vídeo assim evitando toda a rede elétrica.

05 – Aterramento Adequado

Hoje a maioria dos equipamentos eletrônicos é preciso realizar o aterramento para assim garantir o funcionamento perfeito, tanto que na última década surgiu a tomada de 3 pinos, com o 3º pino sendo para aterramento.
O CFTV não é diferente! Um passo simples e significativo como aterrar o seu DVR para evitar interferências é essencial.

Organização do Projeto

Além desses 5 passos também é interessante realizar uma instalação organizada. A organização pode facilitar muito em manutenções futuras ou para localizar a causa da interferência.
Atualmente há vários equipamentos para auxiliar na organização de um Sistema de CFTV, como os Racks Organizadores, Caixa de Passagem e entre outros afins.
Entregando para o seu cliente uma instalação organizada além dos benefícios já citados, você agrega valor ao seu projeto, trazendo o diferencial em seu trabalho.

 

E você instalador, o que achou das dicas? Tem mais alguma para acrescentar? Deixe sua opinião nos comentários.

Sobre o autor

Onix Security

Deixar comentário.