Dicas Solução

4 dicas para proteger o sistema de CFTV contra descargas elétricas

4-dicas-para-proteger-o-sistema-de-cftv-contra-descargas-eletricas-810x540
Escrito por Lazaro Vergani

Os avanços tecnológicos mudaram a maneira como interagimos uns com os outros em nossa sociedade. Seja para fazer ligações, criar soluções de segurança ou realizar compras online, sempre utilizamos alguma ferramenta para tal.

Qualquer equipamento eletrônico, quando ligado à eletricidade, deve ser protegido de descargas elétricas ou de oscilações de energia. Com isso, é possível manter sua durabilidade e funcionalidade por um longo período.

O sistema de CFTV é muito importante para o funcionamento de um empreendimento ou de uma residência. Desse modo, deve ser protegido da melhor maneira possível.

Continue a leitura do nosso post de hoje e descubra 4 dicas para proteger o sistema de CFTV contra descargas elétricas.

Vamos lá?

1. Utilize protetores de surto elétrico

O surto elétrico é um efeito que acontece em uma rede elétrica devido à incidência de descargas atmosféricas ou por algum problema em sua instalação, provocando um aumento significativo de sua tensão.

Ele pode causar danos irreparáveis em um equipamento elétrico. Portanto, um profissional competente deve se precaver em relação a isso.

Os protetores de surto elétrico devem ser utilizados, pois, direcionam a carga elétrica para o sistema de aterramento da edificação. Como consequência disso, a rede é protegida e nenhum equipamento é danificado.

É importante lembrar que as descargas elétricas podem variar em intensidade e são totalmente imprevisíveis. Em alguns casos extremos, os protetores podem não funcionar, mas, para situações rotineiras, eles são de extrema utilidade.

2. Tenha uma instalação adequada

As instalações elétricas de uma construção são essenciais em seu correto funcionamento.

Infelizmente, alguns profissionais não dão a devida atenção a esse assunto e não a executam adequadamente. A falta de conhecimento e até mesmo as improvisações são fatores que fomentam essas ocorrências.

Instalações mal executadas são mais suscetíveis aos fenômenos elétricos e podem atrapalhar o funcionamento de um sistema de CFTV.

A fim de evitar essas situações, faça um sistema de aterramento bem dimensionado e adequado aos seus projetos, use os cabos e fios corretos para cada uma de suas ligações e evite improvisar ou fazer gambiarras.

3. Utilize um Nobreak

O No Break é muito utilizado hoje em dia, porém, alguns profissionais não sabem quais são suas funções.

Caso ocorra uma queda de energia, o No Break entra em ação e não deixa que outros equipamentos eletrônicos parem de funcionar. Em outras palavras, ele assume o fornecimento de energia elétrica quando acontecem problemas com a distribuição da concessionária, mesmo que por um curto período de tempo.

Além disso, os picos de oscilações de energia são evitados, fazendo com que os equipamentos não se danifiquem.

As imagens captadas por um sistema de CFTV são essenciais para a segurança patrimonial. Dessa forma, um No Break é um diferencial que todo instalador deve usar em sua prestação de serviço.

4. Utilize equipamentos de qualidade

Como dito anteriormente, as descargas elétricas são fenômenos naturais e impossíveis de serem previstos. Mas, se necessitamos de equipamentos em nosso dia a dia, como vamos protegê-los disso?

Além de seguir todas as dicas anteriores, um instalador de segurança eletrônica eficiente utiliza equipamentos de qualidade e de boa procedência no mercado.

Não se deixe levar apenas pela questão financeira e evite comprar produtos mais baratos. Sempre avalie o custo-benefício de cada uma de suas aquisições. Com isso, é possível prestar um serviço de qualidade e, consequentemente, atrair novos clientes.

E então, as 4 dicas mostradas no post de hoje o ajudaram a entender a importância de se proteger o sistema de CFTV? Compartilhe sua opinião nos comentários abaixo!

 Faça parte da maior comunidade de segurança eletrônica do Brasil!

Assine nossa Newsletter e receba conteúdos com as melhores dicas e notícias sobre o Mercado de Segurança Eletrônica.

Sobre o autor

Lazaro Vergani

Deixar comentário.

/* ]]> */