Dicas Solução

4 dicas de uso para os aparelhos de segurança durarem mais

4-dicas-de-uso-para-os-aparelhos-de-seguranca-durarem-mais.jpeg
Escrito por Lazaro Vergani

O aumento do índice de criminalidade e os avanços em tecnologia para o setor de segurança patrimonial são fatores que têm contribuído diretamente com o aumento da procura por aparelhos de segurança.

Atualmente, podemos contar com uma infinidade de recursos e equipamentos destinados a proteger os nossos bens e garantir a integridade de nossas famílias a custos acessíveis para todos os bolsos.

Entretanto, muitas dúvidas surgem quando se fala no tempo de vida útil deste tipo de equipamento. Por isso, no artigo de hoje mostraremos algumas dicas de uso para que seus aparelhos de segurança durem mais. Continue a leitura do artigo para conferir!

1. Use um no-break para evitar a queima dos aparelhos

Instalações de aparelhos de segurança em fazendas, sítios, chácaras e outros locais que costumam receber descargas atmosféricas na rede elétrica com frequência sofrem queimas e perdas de equipamentos, principalmente pelo fato de não haver uma proteção adequada na rede.

Para esses casos é muito importante manter o roteador, modem, monitor do DVR, entre outros equipamentos, ligados diretamente em um no-break, evitando que as variações de intensidade na rede elétrica danifiquem os aparelhos.

O no-break não somente é capaz de conter os altos picos de energia que são responsáveis por queimas, como também pode manter os aparelhos de segurança ligados por muitas horas caso falte eletricidade, funcionando como uma espécie de gerador.

2. Evite a proximidade dos cabos com a rede elétrica

Para garantir a segurança de empresa ou residência, é importante que as câmeras de monitoramento estejam em perfeito funcionamento durante 24 horas por dia, não é mesmo? Caso contrário, elas perdem o seu principal propósito: monitorar.

Entretanto, não é incomum que ocorram interferências na imagem final, atrapalhando não somente a captação, como também a gravação dos vídeos.

O principal motivo que costuma causar esse tipo de falha em câmeras de monitoramento é o fato do cabeamento ser instalado muito próximo à rede elétrica.

Por isso, é importante certificar-se de que não há nenhum fio de eletricidade passando pela caminho dos cabos da câmera. Caso isso não seja possível, então é necessário utilizar cabos blindados.

3. Deixe a fonte de alimentação próxima da câmera

Outro problema muito comum que causa queda de tensão e afeta não somente o desempenho das câmeras de segurança, como também pode queimá-las, é quando a fonte de alimentação está instalada muito longe do aparelho.

O ideal é que a fonte de alimentação fique próxima da câmera. Em muitos casos é necessário que sejam feitas extensões na rede elétrica, porém esse é um procedimento comum para empresas e profissionais do setor de segurança.

4. Conte com profissionais e suporte de qualidade

O famoso ditado “o barato sai caro” encaixa-se perfeitamente neste contexto. Porque é muito comum que pessoas não qualificadas para trabalhar com instalação de aparelhos de segurança, arrisquem-se a oferecer esse tipo de serviço a custos mais baixos do que os que são praticados no mercado.

Esse tipo de contratação acaba resultando em uma série de “gambiarras” e adaptações inadequadas ao redor de toda sua residência ou empresa.

Além de aumentar o risco dos equipamentos serem danificados por conta de instalações elétricas mal feitas e reduzir seu tempo de vida útil, é possível que os sistemas de segurança falhem e você acabe perdendo muito mais do que o valor investido em mão de obra e nos equipamentos.

Por isso, é muito importante entender que quando se trata da segurança de seu patrimônio, empresa ou família, contratar profissionais habilitados e com credibilidade no mercado não é um gasto, mas sim um investimento duradouro.

Gostou das nossas dicas sobre como fazer seus aparelhos de segurança durarem mais? Então siga-nos no Facebook, Linkedin e YouTube.

 Faça parte da maior comunidade de segurança eletrônica do Brasil!

Assine nossa Newsletter e receba conteúdos com as melhores dicas e notícias sobre o Mercado de Segurança Eletrônica.

Sobre o autor

Lazaro Vergani

2 comentários

Deixar comentário.

/* ]]> */