Solução

Ultra Low Light: Imagens Noturnas Coloridas

ultra low light
Escrito por Lazaro Vergani

Ultra Low Light é um denominação dada pelos fabricantes de CFTV para câmeras que capturam imagens noturnas ou em ambientes com baixa luminosidade coloridas.

Imagens noturnas não são novidade já que é predominante no mercado câmeras de CFTV que usam infravermelho, porém um ponto que incomoda o consumidor final é que as imagens geradas com auxílio do infravermelho são em preto e branco.

Certamente ter imagens coloridas a noite é algo que vai cair no gosto principalmente pelo fato de alguns fabricantes já estarem disponibilizando este tipo de equipamento com preços acessíveis.

Mas você já sabe como funciona estas câmeras? São Compatíveis com os Dvrs já existentes no mercado? Vamos ver estes e outros detalhes agora.

O Que é Pouca Luminosidade?

As câmeras Ultra Low Light funcionam com pouca luminosidade, mas como saber quanta luminosidade as câmeras precisam para serem equipamentos efetivos?

Medimos a quantidade de luz em um ambiente com 2 unidades de medida, que são:

  • Lumen que indica o fluxo luminoso emitido por algum objeto (como uma lâmpada), para ilustrarmos uma vela comum tem em média 12,5 lumens
  • Lux é a quantidade de luminosidade que atinge uma superfície, a mesma vela que usamos como exemplo acima em um ambiente ideal, sem névoa ou fumaça emite 12,5 lux nas superfícies em um espaço de 1m² ao seu redor.

 

As Câmeras convencionais exigem para que possam funcionar sem ajuda do Infravermelho 0,1 lux que é a luminosidade de uma vela a cada 10m² o que possibilita geração de imagem usando recursos de Day&Night (números relativos de acordo com cada fabricante)

Câmeras Ultra Low Light

Hoje existem 2 fabricantes que usam a denominação de Ultra Low Light um deles é a respeitada Giga Security e o outro é a líder mundial Hikvision. Embora a denominação de Ultra Low Light sejam iguais as propostas dos produtos tem algumas diferenças.

As câmeras Ultra Low Light da marca Giga Security exigem 0,01 lux para o funcionamento o que é muito menos do que câmeras convencionais precisam. Já os equipamentos da Hikvision precisam de apenas 0,005 lux ou seja 50% menos luminosidade do que a câmera da Giga

Outro aspecto a ser analisado é que com a intenção de melhorar a visibilidade em alguns ambientes as câmeras de Giga ficam com excesso de brilho. Fora isso as câmeras da Giga são ótimas opções para ambientes que atendam sua necessidade mínima de luminosidade.

As câmeras da Hikivision como tem uma necessidade menor de luminosidade cumpre com seu objetivo com maestria.

Compatibilidade.

Um ponto que vai acelerar a popularização desses equipamentos é a compatibilidade deles com DVRs comuns pois usam tecnologias já conhecidas.

As câmeras da Hikvision usam a tecnologia HDTVI, já a marca Giga se mostra mais versátil com câmeras compatíveis com 3 tecnologia, AHD, HDTVI e HDCVI

Qualquer DVR que use a mesma tecnologia das câmeras poderá ser usado com as mesmas em um sistema de CFTV, o que pode render bons negócios com upgrades de sistemas de segurança.

E você já usou alguma câmera Ultra Low Light em algum projeto de CFTV? Tem preferência por alguma marca? Deixe seu comentário!

 

Onix Security, Com a Gente Tudo é Mais Fácil!

Sobre o autor

Lazaro Vergani

Deixar comentário.

Share This
Navegação
/* ]]> */