Case Solução

Tudo sobre Infraestrutura de CFTV

Câmera-de-Segurança-CFTV-IP-Infraestrutura
Escrito por Lazaro Vergani

Você como profissional de segurança eletrônica sabe que a infraestrutura é uma grande parte do projeto de CFTV. Mas já parou para mensurar isso?

Nos sim, a infraestrutura corresponde por cerca 80% do tempo da execução de um projeto de CFTV. A maior parte do trabalho se dá entre as câmeras e o DVR e a maioria do mercado ignora isso, se preocupando muito com o que está nas pontas e deixando de lado essa parte essencial do projeto que é a infraestrutura.

E não é só isso a infraestrutura é responsável por quase 70% dos retrabalhos e chamados pós obra para corrigir algum tipo de problema e mal funcionamento.

Agora que já estamos ciente do tamanho e importância da infraestrutura no CFTV vamos conhecer melhor cada parte.

Cabeamento Para Infraestrutura de CFTV

2 tipos de cabo são os mais comuns nos projetos de CFTV, o cabo coaxial mais tradicional e o cabo UTP, que embora já esteja a algum tempo no mercado ainda não é usado por todos os instaladores.

A escolha entre um e outra tem que ser muito bem observada pois ambas têm vantagens e limitações.  

Características do cabo de rede na Infraestrutura do CFTV.

O cabo de rede tem em sua principal característica os pares trançados, são 4 pares dentro de cada cabo. 8 fios passando em um único cabo chamou muito a atenção do mercado de CFTV. Mas antes desse tipo de cabo ser usado com qualidade na infraestrutura de CFTV tivemos que superar alguns obstáculos.

Todos os equipamentos convencionais de CFTV (câmeras e DVRs)  foram projetados para usar cabos coaxial. Cabo coaxial e de rede tem Impedâncias diferentes, impedância que é a resistência que a informação encontra para passar pelo cabo, seja ela sinal ou dados.

Logo a câmera captura a imagem, a transforma em sinal e envia para trafegar em uma impedância de 75 Ohms que é a do cabo coaxial.

Já o cabo de rede tem impedância de 100 Ohms, essa diferença de impedância impossibilita que a imagem trafega sem perda de qualidade.

Visando corrigir essa deficiência foi desenvolvido o Balun.

Balun é um equipamento usado em pares que transforma a impedância do sinal que vem da câmera para trafegar no cabo de rede, e assim que chegar no DVR faz o inverso.

Assim foi corrigido a diferença entre equipamentos de CFTV e cabo de rede mas não parou por aí. A Onix Security lançou duas versões de Power Balun que vamos conhecer agora.

Power Balun HD 8000 Full HD

O Power Balun HD 8000 Full HD além de corrigir a impedância dos equipamentos de CFTV conta com fonte de alimentação. Levando video e alimentação em 01 único cabo, praticamente cortamos pela metade o tempo de passagem de cabos em um projeto de CFTV.

Outro benefício do Power Balun da Onix Security é que ele conta com filtro magnético integrado que elimina qualquer possibilidade de interferência eletromagnética vinda da fonte do equipamento

Power Balun HD 9000 Duplex

O Power Balun HD 9000 Duplex além de contar com todos os benefícios de seu antecessor o 8000 tem a capacidade de levar vídeo e alimentação para 2 câmeras em um único cabo de rede. O sinal de vídeo e alimentação para 2 câmeras é enviado para um distribuidor que divide em 2 fios 1 para cada câmera.

Os 2 equipamentos tanto o 8000 quanto o 9000 são equipamentos completos, e contam com todos os conversores Baluns e estão disponíveis para 8 e 16 canais.  

Características do cabo coaxial na Infraestrutura do CFTV

O cabo coaxial sem dúvidas tem muitas vantagens e uma das vantagens que ainda mais agrada quem trabalha com CFTV é a blindagem contra interferência magnética. Essa blindagem se dá pela malha externa que cria uma gaiola impedindo a entrada de sinais que atrapalha a transmissão da imagem. Essa gaiola tem o nome de gaiola de faraday  quanto maior a malha do cabo melhor será o isolamento contra sinais externos.

A principal limitação do cabo coaxial na infraestrutura do CFTV é distância para levar o sinal de alimentação para as câmeras. O cabo coaxial de comum uso no mercado vai alcançar uma distância média de 70 metros, quando utilizado do jeito tradicional (sem o uso do Power Coaxial HD3000 da Onix).

Existem 2 soluções para acabarmos com o problema de distância em infraestrutura com cabo coaxial, 1 é usar cabos coaxiais especiais que existem no mercado que garantem distâncias longas.

O uso destes cabos especiais ainda não se popularizou pelo alto valor financeiro que muitas vezes deixa o projeto de CFTV inviável.

E a solução de distância para infraestruturas com cabo coaxial mais viável que é o rack organizador Power Coaxial da Onix Security.

O Power Coaxial conta com uma vantagem antes só disponível em Power Baluns que é o envio de vídeo + alimentação em um cabo coaxial bipolar. Com o Power coaxial é possível atingir distâncias de até 300 metros com cabo coaxial bipolar comum.

Considere a Resolução do CFTV Para Escolher o Cabeamento ideal

Quanto maior a resolução das câmeras de CFTV maior a quantidade de informação que elas irão enviar pelos cabos.

Não é incomum se deparar com sistemas de CFTV com câmeras e DVR Full HD e cabeamento de alumínio cobreado que são péssimos condutores de sinal.

Independente de escolher cabo coaxial ou cabo de rede para instalação de CFTV é importante sempre usar cabos 100% cobre homologados pela Anatel.

A resolução do CFTV se perde quando utilizamos cabos de má qualidade.

Organização na Infraestrutura do CFTV

Quem leva segurança eletrônica a sério sabe que organização de cabos é básico para um trabalho ser considerado bem feito.

Todo tempo que se leva para organizar o cabeamento em um projeto de CFTV é mínimo perto dos benefícios que traz principalmente no momento de identificar e resolver algum problema.

Etiquetas indicando o número do canal é uma prática simples mas de muita utilidade.

A Onix Security tem em seu DNA a missão de organizar cabos de CFTV e uma de suas soluções mais conhecidas é o Mini Orion HD 3000.

O Mini Orion é composto por uma placa organizadora numerada e chicote com conectores BNC é uma verdadeira referência no quesito de organização de cabos para CFTV.  

Atenção Com os Conectores

Conectores sejam BNC ou RJ45 são uma fração pequena no investimento do CFTV, mas não deixe isso minimizar sua importância. Não economize na hora de comprar conectores para o sistema de CFTV eles são de vital importância.

Não existe lógica em comprar cabos de qualidade, investir em racks com muita tecnologia e colocar tudo a perder com conectores de baixa qualidade.

Além de prezar pela qualidade de seus conectores aloje-os em locais adequados. A Onix Security pensou até nos detalhes e desenvolveu o Organizador de Câmeras com design inovador e resistência contra poeira e umidade.

Nobreak Ainda é um Estranho no CFTV  

Você profissional de segurança eletrônica quando esta vendendo um projeto de CFTV fala para seu cliente que quando faltar energia o sistema de CFTV dele simplesmente não vai funcionar?

Um sistema de CFTV é para oferecer segurança não é mesmo, e um dos momentos que mais precisamos de segurança é quando estamos no escuro por uma falta de energia ocasional e principalmente por um corte de energia proposital.

Sabemos que muitos profissionais não oferecem um Nobreak para o CFTV por 2 motivo, 1º medo de perder o orçamento e 2º ter que criar uma rede elétrica exclusiva para o CFTV.

Para o 1º motivo a solução é simples, alerte seu cliente sobre os riscos de não contar com Nobreak no sistema de CFTV e que você como profissional de segurança eletrônica, mesmo correndo o risco de perder o orçamento tem que alertá lo.

E o 2º motivo também é fácil solucionar, quando você usa um rack organizador em seu sistema de CFTV ele te proporciona alimentação centralizada de todas suas câmeras e DVR e dispensa o auxílio de um eletricista especializado.

Viu como a infraestrutura do CFTV é complexa? Neste post fizemos algo que não fazemos geralmente e falamos algumas vezes sobre as soluções da Onix Security, simplesmente pelo fato de ser impossível falar em infraestrutura de CFTV e não falar de Onix Security.
Nossa missão sempre foi desenvolver soluções que facilitem a vida do profissional de segurança eletrônica na hora de superar obstáculos de infraestrutura, sejam eles organização, cabeamento ou distância.  

E você tem muitos problemas com infraestrutura de CFTV? Qual seu maior obstáculo?

Deixe sua mensagem nos comentários.

Onix Security, Com a gente tudo é mais fácil!

 

Sobre o autor

Lazaro Vergani

Deixar comentário.

Share This
Navegação
/* ]]> */