Solução

O que é Smart Home Security?

smart home security onix
Escrito por Lazaro Vergani

Um sistema de segurança eletrônica doméstico que uma pessoa comum sem conhecimento técnico consegue instalar, é esse o conceito de Smart Home Security

Os sistemas Smart Home Security conta com uma gama de equipamentos como:

  • Câmeras
  • Sensores de presença
  • Central de Alarme
  • Sensores magnéticos  

Esses equipamentos chegaram junto com a tecnologia IP que já invade o mercado de CFTV, e em sua maioria são interligados por rede WiFi e configurados pelo smartphone.

A primeira vista não parece uma boa ideia para os profissionais de CFTV, mas que tal se tornar um especialista em Smart Security Home e agregar mais um serviço a sua empresa,  tornando-se assim um profissional cada vez mais completo.

Conheça agora algumas opções de equipamento, entenda como funcionam e em quais situação consegue incluir eles em seus orçamentos.

Alarme Smart Home Security

As centrais de alarme Smart tem funcionalidade muito semelhante como centrais de alarme convencionais, ela emite um sinal de alerta geralmente sonoro quando algum sensor é ativado.

Elas são compostas predominantemente por 3 equipamentos:

  • Gateway (imagine o gateway como a central de alarme)
  • Sensores infravermelho Wifi
  • Sensores magnéticos Wifi

Até agora nada muito diferente do que temos no mercado de segurança eletrônica atual.

O Gateway que é o cérebro do sistema tem uma instalação muito simples, basta ligar na tomada e pronto.

Os sensores magnéticos e infravermelho também são extremamente simples de instalar e geralmente não requer nem alimentação pois os mesmos são compostos de pilhas ou bateria.  

Basta posicioná-los ou pendurados com dupla face e pronto

Mas a grande inovação talvez não esteja nos equipamentos e sim nos aplicativos desenvolvidos pelos fabricantes, após baixar o aplicativo indicado pelo fabricante todas as configurações do sistema estão na palma de sua mão, de maneira simples e intuitiva.

Existem possibilidades de configuração como:

Definir em qual horário os seus sensores serão ativados, sendo que podem ser horários diferentes para os diversos dispositivos, por exemplo: 

Monitorar sua porta de entrada a partir das 21 horas e suas janelas a partir da 22 horas.

Escolher entre alarme sonoro ou sinal luminoso o que é muito útil quando apenas que ser avisado da chegada de alguém em horários que a movimentação de pessoas é natural no local.

E todas as atividades dos sensores são enviados para seu smartphone em tempo real, possibilitando assim configuração e monitoramento a distância.

Você profissional de CFTV pode fazer a revenda deste equipamento para clientes que viajam muito a trabalho ou a passeio, como vimos sua instalação é muito simples e pode ser facilmente utilizado em qualquer tipo de ambiente. 

Preste consultoria de como aplicar e instalar esses equipamentos, existe uma grande demanda no mercado por estas informações.   

Câmeras IP WiFi

Esse equipamento são a menina dos olhos dos consumidores que procuram por equipamentos Smart Home Security.

Um dos fatores que fez essa câmera cair na graça do consumidor final foi a sua grande variedade de cores e modelos, fazendo com que ela seja aplicada em quase qualquer ambiente e se misture a decoração.

Outros grandes diferenciais disponíveis em alguns modelos destas câmeras são:

  • Câmeras espiãs Smart Home Security.

Essas câmeras são camufladas e indicadas para situações residenciais onde queremos que o monitoramento não seja detectado por pessoas estranhas ao ambiente.

É muito comum quando criminoso invade um ambiente e percebe uma câmera de monitoramento danificar a mesma, o que é impossível caso ele não perceba a existência da câmera.   

Lembrando que nossa legislação não permite a filmagem e monitoramento em ambientes públicos sem aviso.

  • Câmeras Fisheye

As Câmeras com lente Fisheye são muito procuradas no mercado de Smart Home Security.

Elas possuem lentes que aumentam muito o ângulo de visão, geralmente é indicado a fixação em teto ou parede assim permitindo que com uma única câmera seja monitorado todo um ambiente.

Como é regra quando falamos em Smart Home Security as Câmeras WiFi são muito simples de instalar tendo apenas 2 requisitos para a instalação, o primeiro é alimentação e o segundo é estar ao alcance da rede wifi do usuário.

Sua configuração é ainda mais simples, na maioria das vezes é feita através do aplicativo do fabricante que após ser baixado vai solicitar a senha de acesso a rede WiFi e estando próximo a câmera irá emitir um sinal sonoro que fará seu Smartphone se conectar a câmera.

O monitoramento destas câmeras podem ser feito a distância através do seu smartphone em qualquer lugar do mundo desde que você tenha acesso a internet.

Uma Câmera IP WiFi pode ser indicada por você profissional de CFTV  ao seu cliente para ambientes que seja inviável a passagem de cabos.

Muita novidade não é mesmo?

É importante para o profissional de CFTV conhecer as soluções Smart Home Security que podem ser a diferença entre o cliente optar por ele e não por seu concorrente.

Não existe retrocesso quando falamos em tecnologia e o mais indicado a fazer é usarmos a tecnologia a nosso favor, gerando valor em nosso trabalho e cativando cada vez mais clientes pelo nosso profissionalismo

E você o que acha do conceito Smart Home Security, já se deparou com essa tecnologia ?

Deixe um comentário com sua opnião.

 

Onix Security com a gente tudo é mais Fácil!

 

Sobre o autor

Lazaro Vergani

1 comentário

Deixar comentário.

Share This
Navegação
/* ]]> */