Case

8 Dicas Para Segurança de Seu Comércio

segunraça no comercio
Escrito por Lazaro Vergani

Quem tem um comércio ou outro tipo de empresa sabe como o carinho é grande naquele lugar que é o ganha pão e como um pai que cuida de um filho a segurança do comércio nunca é de mais.

Infelizmente no nosso país os números de criminalidade aumentam especialmente em grandes metrópoles e como manter nosso local de trabalho seguro e preservar aquilo que tanto lutamos para conquistar e estabelecer

Neste artigo vamos dar algumas dicas para que sua empresa ou comércio fique mais seguro e que todos possam trabalhar com tranquilidade  

1º – Rotinas Bancária

Um dos momentos críticos em uma empresa são as movimentações bancárias em que é preciso dinheiro em espécie tanto em saque quanto em depósitos, este tipo de informação tem que ser extremamente controlada.

Vazamentos de informação sobre saques ou depósitos de grandes quantias são munição para os criminosos que estão atrás de um dinheiro fácil.

Claro que queremos ter uma equipe de funcionários onde possamos confiar em todos mas informações financeiras só para pessoas que realmente necessitam saber.     

2º – Cuidados Com o Caixa

Outro ponto crítico também devido a movimentação de dinheiro em espécie é o caixa do estabelecimento comercial, a segurança do comércio passa obrigatoriamente por cuidados com o caixa

Definir uma posição estratégica para o caixa onde não fique muito exposto ou visível já irá conter as expectativas de qualquer pessoa mal intencionada, grandes lojas de roupas e artigos deixam o caixa no último andar da loja ou no centro da loja quando ela é uma loja térrea, estas são as posições mais distantes da porta de entrada.  

Sangrias e fechamentos de caixa assim como os saques e depósitos são informações que devem ser restritas às pessoas que realmente estejam envolvidas neste afazeres.

3º – Mercadorias Vulneráveis

As duas primeiras dicas tiveram a ver com a segurança do dinheiro em espécie que pode circular no seu comercio, mas e todo o dinheiro que está lá ainda como mercadoria?

Furto é a maneira mais comum de prejuízo que o crime pode levar para seu comércio, e assim como na proteção do caixa, o posicionamento da mercadoria pode evitar muitos transtornos.

Mercadorias com valor alto devem ser protegidas seja por localização ou com a instalação de alarmes nos produtos, porém não são apenas mercadorias de alto valor que os bandidos ficam de olho, produtos pequenos que podem ser facilmente escondidos em bolsos ou bolsas também estão na mira dos ladrões.

Crie zonas seguras onde possa alocar produtos pequenos ou de alto valor.

4 º – Treinamento para a equipe

A equipe é o que move a empresa, vendedores bem treinados irão vender mais, administrativos bem qualificados trazem melhores resultados e assim por diante em todos os setores da empresa.

Esta sinergia entre a equipe para que a empresa alcance seus resultados é extremamente importante também para a segurança. Todos os funcionários devem saber quais são as medidas de segurança que devem adotar e isso se dá com treinamento.

A frente de loja nunca deve ser deixada sem a presença de nenhum funcionário, o caixa também é um posto onde não deve ficar vazio.

5º – Abertura do comércio

Talvez o momento em que o comércio é mais vulnerável é a abertura e fechamento, são muitos os relatos de que bandidos rendem proprietários e equipe nestes momentos e fazem um verdadeiro limpa nos estoque.

Uma boa parceria com os vizinhos é uma das medidas que podem proteger você comerciante e empresário nesses momentos, firmar um acordo prévio para que todos saibam seus horários de abertura e fechamento e ficarem em alerta para que em eventuais mudanças comuniquem a equipe de segurança ou até mesmo a polícia.

6º – Espelhos em locais estratégicos

Umas das estratégias mais antigas e arcaicas para garantir a segurança em vários ambiente são a instalação de espelhos.

Espelhos esféricos em finais de corredores ajudam e muito a equipe de segurança ou até mesmo os funcionários da loja a ficarem de olhos em todos os cantos e em todos os ângulos.

Claro que esta estratégia precisa ser bem discreta para que não atrapalhe a decoração da loja e nem faça com que os clientes se sintam vigiados.  

7º – Alarme Com Sensores de Movimento e Magnético

Investimentos em equipamentos de segurança eletrônica não poderiam ficar de fora de nossas dicas para melhorar a segurança de seu comércio e o primeiro é o sistema de alarme.

O sistema de alarme é um item obrigatório para quem se preocupa com a segurança do comércio, hoje existem uma infinidade de sensores e recursos programáveis nas centrais de alarme.

Os sensores de alarme mais conhecidos e funcionais são os sensores de presença e magnéticos.

Os sensores  de presença podem ser posicionados em passagens estratégicas como corredores de entrada e os sensores magnéticos são ideais para portas e janelas.

As centrais de alarme podem ser programadas para realizar ligação em caso de disparo, ligação esta que pode ser feita para o proprietário, gerente ou empresa de monitoramento.

8º – Sistemas de CFTV Reforçam a Segurança Comercial

A cereja do bolo da sua segurança comercial sem dúvida é um bom sistema de CFTV.

Sistemas de CFTV atuais contam com ótimas resoluções e os gerenciadores de imagens a cada dia oferecem mais recursos.
É possível programar o CFTV para disparo de alarme quando um determinado perímetro é invadido, outra função muito útil é o registro facial de todas as pessoas que passem por determinado local. Além da função mais conhecida que é o armazenamento de imagens para uma posterior consulta.

O acesso remoto de um sistema de CFTV também permite que o proprietário do comércio visualize o que acontece em sua loja de qualquer lugar pelo seu celular.

O simples fato de ter um sistema de CFTV de qualidade ativo em seu estabelecimento já vai afugentar pessoas mal intencionadas.

A segurança é algo que temos colocar em primeiro lugar seja em casa ou na empresa segurança não é brincadeira, você já toma medidas para garantir a segurança de seu comércio ou empresa?

Nós conte um pouco, deixe seu comentário.

 

Onix Security, Com a Gente tudo é Mais Fácil!

Sobre o autor

Lazaro Vergani

Deixar comentário.

Share This
Navegação
/* ]]> */