Problema

Quais problemas são enfrentados ao procurar o ponto de energia?

quais-problemas-sao-enfrentados-ao-procurar-o-ponto-de-energia.jpeg
Escrito por Lazaro Vergani

Instalar um sistema de segurança eletrônica é uma tarefa que exige cuidado e muita dedicação, já que é preciso encontrar o ponto de energia certo para a instalação. No entanto, a busca por sistemas capazes de tornar o ambiente familiar ou profissional mais seguros faz com que muitas pessoas recorram a profissionais qualificados para realizar esse serviço.

Isso porque existe problemas que podem ser encontrados na hora de buscar o ponto de energia do ambiente e fazer a instalação correta de todo o sistema de segurança. Além disso, é preciso saber unir seu trabalho com os avanços tecnológicos e descobrir novas maneiras de potencializar o seu trabalho e entregar um serviço rápido e de qualidade.

Os cuidados na busca pelo ponto de energia

Antes de falarmos efetivamente sobre os problemas enfrentados na procura pelo ponto de energia, é preciso entender quais os cuidados necessários para a instalação de um sistema de segurança.

Curto-circuito

O curto-circuito é um problema recorrente nos lares brasileiros, já que os ajustes são normalmente realizados pelos próprios moradores em momentos de necessidade.

No entanto, as adaptações mal feitas, a espessura errada dos fios, a sobrecarga em fusíveis e até mesmo o hábito de usar vários aparelhos em mais de uma tomada podem fazer com que o problema seja ainda maior. Para isso, é preciso descobrir os erros que acontecem na instalação elétrica.

Cabe ao profissional responsável pela instalação elétrica observar bem o ponto de energia e descobrir se ali existe algum problema, para isso usam-se aparelhos específicos que medem a corrente elétrica e mostram também se há um outro grande problema, a fuga de corrente elétrica.

Fuga de corrente elétrica

A fuga de corrente elétrica diz respeito a uma espécie de vazamento que é facilmente detectada quando os circuitos possuem um Disjuntor Diferencial Residual, que desarma quando isso acontece e evita que os moradores tomem choques. O problema é que nem sempre o DDR existe e o profissional acaba levando, ele mesmo, um choque na hora de tentar instalar o sistema de segurança.

Para evitar esse problema, é preciso usar equipamentos de segurança como óculos e calçados com solados de borracha, além de tirar metais como alianças, correntes, entre outros, na hora da execução do serviço.

É preciso lembrar que na hora de realizar qualquer instalação elétrica é preciso conhecer bem os pontos elétricos de sua casa, sua força, saber se a corrente é uniforme, para só assim saber em qual ponto de energia a instalação será mais efetiva. É o chamado mapa da casa, ou do local de instalação.

O problema, como vemos, é que nem todas as casas possuem esse mapa e cabe ao profissional responsável pela instalação encontrar os pontos de energia e descobrir se podem ser usados para a instalação do sistema elétrico.

Alguns cuidados necessários em instalação eletrônica

Agora que já conhecemos os problemas mais comuns encontrados na hora de instalar um sistema de segurança, é preciso saber os cuidados necessários para esse serviço.

O primeiro deles diz respeito à vulnerabilidade do sistema escolhido, por isso é preciso entender as diferenças aparelhos e sistemas como DVR, NVR e HVR.

Agora que você já conhece os principais problemas na procura pelo ponto de energia é preciso lembrar que a organização e proteção do sistema também são partes fundamentais do seu projeto. Por isso, podem ajudar a melhorar a experiência do cliente.

Quer saber mais sobre o assunto, acesse o blog da Onix Security e leia sobre como fazer um projeto de sistema de segurança realmente efetivo

Sobre o autor

Lazaro Vergani

2 comentários

Deixar comentário.

Share This
Navegação
/* ]]> */