Vendas

Por que o planejamento financeiro é importante para todo profissional?

por-que-o-planejamento-financeiro-e-importante-para-todo-profissional.jpeg
Escrito por Lazaro Vergani

Melhorar os negócios, satisfazer os clientes, crescer financeiramente, obter uma boa imagem profissional e até ser referência de mercado são alguns dos objetivos em comum de qualquer profissional.

De fato, existem ótimos profissionais pelo mundo nas mais diversas áreas, mas é a falta de um dos passos mais essenciais que faz com que esses profissionais, principalmente os autônomos, não consigam alcançar seus objetivos.

É do planejamento financeiro que estamos falando, e nesse artigo vamos entender porquê é tão importante se planejar financeiramente se você quer ser um profissional de sucesso!

Os orçamentos podem ser otimizados

Saber quanto cobrar por cada serviço ou projeto pode ser uma tarefa complicada e confusa se você não tem noção dos seus gastos. Com um bom controle financeiro, a precificação dos seus serviços fica muito mais fácil, além de atender melhor as suas metas e expectativas.

Você descobrirá que até ações simples no dia a dia do trabalho em campo, como transporte, refeições, combustível e até telefonemas, são importantes na hora de contabilizar os gastos e decidir o preço de um serviço.

Planejamento financeiro previne imprevistos

Nunca se sabe quando será preciso gastar um pouco mais para fazer uma reforma, repor algum aparelho doméstico ou eletrônico, ou mesmo arcar com custos de saúde, sejam eles seus ou de sua família. Ou até mesmo passar por períodos em que a demanda de trabalho é muito baixa.

Por isso, planejar com antecedência e ter reservas financeiras para situações emergenciais faz parte do planejamento financeiro e do sucesso profissional, pois mesmo que seus gastos profissionais e pessoais sejam de âmbitos diferentes, a fonte de renda é a mesma, e a falta do planejamento pode fazer com que você seja obrigado a deixar de arcar com custos importantes de trabalho por tempo indeterminado ou que tenha dificuldades em conseguir recursos para resolver problemas e imprevistos.

Fica mais fácil investir no seu negócio

Uma grande verdade sobre o profissionalismo autônomo é que melhorar a qualidade dos seus serviços é extremamente difícil quando você está dedicando muito tempo somente para executar os serviços prestados.

Para se ter um impacto positivo no sucesso da sua profissão, também é preciso investir em si próprio: conhecer novas tecnologias, desenvolver métodos mais eficazes, otimizar o tempo de trabalho.

Sem um planejamento financeiro, fica difícil saber quando é o melhor momento para direcionar parte de suas finanças para sua própria capacitação profissional, seja fazendo cursos ou encontrando melhores tecnologias.

Oportunidade de diversificar a renda

Ter uma fonte de renda onde você se sinta seguro e estável é importante, mas encontrar outras formas de fazer o seu dinheiro render é tão importante quanto.

Ter um melhor controle sobre o seu dinheiro também significa que você saberá melhor quando terá dinheiro sobrando. Dependendo dos seus objetivos, esse dinheiro pode ser investido de outras formas para que retornem em forma de lucro no futuro.

Por exemplo, se você quer realizar um projeto grande no futuro, vale a pena investir em títulos bancários onde o rendimento é alto após certo tempo. Mas se seu objetivo é arcar com um custo próximo que pode ser maior do que seus recursos disponíveis, investimentos com liquidez diária e sem tempo mínimo de retirada podem ser uma boa opção.

Maior tranquilidade profissional e pessoal

Todos sabemos que o cansaço da vida profissional acumula em algum momento, principalmente para os autônomos, já que não possuem direito por contrato a férias, certo?

Uma outra vantagem de se planejar financeiramente é conseguir tirar as próprias férias de maneira mais despreocupada. E não só, algumas ocasiões especiais como festas, aniversários e casamentos podem acabar exigindo gastos maiores, e ter dinheiro sobrando para essas ocasiões torna sua vida profissional e pessoal mais tranquila.

Portanto, é imprescindível que o planejamento financeiro esteja presente na vida de todo profissional que deseja crescer profissionalmente e alcançar bons resultados, já que ele afeta positivamente a escolha de orçamentos, o impacto gerado por imprevistos, a diversificação de renda e até mesmo a estabilidade e tranquilidade profissional e pessoal.

Agora que já conhece as vantagens do planejamento financeiro, que tal assinar a newsletter e receber mais dicas exclusivas?

Sobre o autor

Lazaro Vergani

Deixar comentário.

Share This
Navegação
/* ]]> */