Solução

A Internet das Coisas Chegou no CFTV

internet das coisas
Escrito por Lazaro Vergani

A internet das coisas é uma das mais promissoras novidades do mercado de tecnologia. O conceito de equipamentos eletrônicos que se comunicam entre si não é exatamente uma novidade , a ideia nasceu no início dos anos 90.  

Mas como toda nova tecnologia durante muito tempo ela somente fez parte do imaginário futurista.

Porém hoje, podemos encontrar por aí geladeiras que nos avisam quando está faltando algum item de nossa deita e pede autorização para realizar a compra pelo aplicativo do supermercado. Incrível!

E no mercado de CFTV como está a internet das coisas? Já Chegou? Claro que sim, os fabricantes de equipamentos de segurança eletrônica sempre estão procurando e desenvolvendo novas tecnologias.

Mas não é só a internet das coisas que esta chegando para festa, também vem aí a Inteligência artificial.  

Inteligência  Artificial e Internet das Coisas Andam Juntas

A tecnologia IP está obtendo um crescimento galopante ano a ano. A característica mais sedutora desta tecnologia  é a Inteligência artificial embarcada em pequenos equipamentos.

Essa Inteligência artificial é que está possibilitando grandes funcionalidades a internet das coisas em equipamentos de segurança eletrônica.

A internet das coisas gera uma grande quantidade de dados transmitida pelos equipamentos de segurança eletrônica e a Inteligência Artificial analisa esses dados  

Mas o que esses dados e análises significam na prática?

Benefícios da Internet das coisas no CFTV

Com essas duas tecnologias em conjunto é possível analisar hábitos e práticas de uma empresa ou residência. Vamos citar alguns exemplos práticos da internet das coisas e conjunto com a Inteligência Artificial :

  • Uma família que ativa seu alarme residencial de segunda a sexta por volta das 8:00 da manhã quando esquecer de fazer essa ativação irá ser alertada sobre a inatividade do sistema de alarme, pode ativá-lo a distância ou ainda se preferir programar que ele seja ativado por volta das 8:05 automaticamente todos os dias.
  • Uma câmera conectada a internet das coisas assim que detecta que não existe movimento em um ambiente pode desligar a luz economizando energia.
  • A falta de movimento em um determinado período também pode ser comunicada pela internet das coisas direto em seu smartphone, como o atraso de um filho em seu horário de chegar em casa.
  • A identificação de uma pessoa pode ser feita por câmeras IP e através da internet das coisas essa identificação é comunicada para uma melhor recepção desta pessoa.

Fora esses exemplos ainda existe uma infinidade de aplicação para estas novas tecnologias.

Empresas Sérias Estão Investindo na Internet das Coisas

Várias empresas que fabricam equipamentos de segurança eletrônica estão investindo na internet das coisas dentre elas estão a Hikvision e Intelbras. Porém as 2 empresas que estão mais surpreendendo com internet das coisas para CFTV não tem tradição nessa área.

Uma delas é a bilionária Xiaomi que já conta com um vasto portfólio de produtos que utilizam a internet das coisas para se comunicar, ela fabrica:

  • Sensores Magnéticos
  • Sensores de movimento
  • Central de Programação para alarme
  • Câmeras IPs

E muito mais…

E a outra empresa que está investindo pesado nesta área é simplesmente a Google. A Google é dona da marca Nest que é especializada em câmeras e alarmes para ambientes domésticos.

A Nest abusa da internet das coisas para conectar seus equipamentos aos de outros fabricantes que contam com a mesma tecnologia reforçando assim seu sistema de segurança.

Pois é tecnologias como Inteligência artificial e Internet das Coisas que pareciam tão distantes estão invadindo nossa vida cotidiana sorrateiramente. E você como profissional de CFTV pensa em usar essas tecnologias ao seu favor? Fale um pouco sobre suas perspectivas para o mercado de segurança eletrônica com esses novos avanços. Deixe seu comentário.

 

Onix Security, com a gente tudo é mais fácil!

Sobre o autor

Lazaro Vergani

Deixar comentário.

Share This
Navegação
/* ]]> */