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Instalação de CFTV: como prestar um serviço de qualidade?

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Escrito por Lazaro Vergani

A qualidade técnica na instalação de um sistema de CFTV é decisiva para a satisfação de quem contrata o serviço. Mas o profissional que pretende se destacar da concorrência tem que ir além: o conhecimento técnico precisa estar aliado a um bom relacionamento com o cliente.

Um profissional receptivo, que consegue tirar dúvidas e identificar necessidades, mantendo um serviço rápido e eficaz, tem muito mais chances de ser lembrado em uma indicação ou no próximo trabalho. Quer saber como prestar um serviço de qualidade? Continue a leitura.

Faça uma instalação de CFTV ágil e eficiente

O CFTV é um sistema usado para fins de segurança, com câmeras, monitores e gravadores integrados — as imagens do ambiente monitorado são capturadas pelas câmeras e transmitidas até os monitores para a gravação. Justamente por ser um sistema de segurança, precisa entrar em funcionamento o quanto antes: o cliente muitas vezes enfrenta uma situação de urgência e precisa de uma cobertura rápida.

A agilidade na instalação pode ser um diferencial, ou mesmo indispensável. Porém, não significa um serviço feito às pressas. Algo muito trabalhado pelos especialistas em atendimento — e vale para qualquer ramo de atividade — é a importância de ouvir o cliente. Ouvir com atenção inclusive ajuda a garantir que o serviço seja, de fato, rápido e não precise ser refeito por uma simples falha de comunicação.

É nesse momento em que a simpatia, a capacidade de identificar e antecipar necessidades, vão mostrar a sua qualidade como profissional. Muitas vezes o cliente não sabe o que precisa. Durante uma visita ao local, por exemplo, você pode notar algum detalhe despercebido, algum aspecto que seja valioso para o cliente e orientá-lo para a melhor solução. É esse tipo de iniciativa que traz novas oportunidades.

Seja claro e objetivo

Evite termos muito técnicos e, se não for possível evitar, explique o que significam. O sistema de CFTV envolve expressões e nomes específicos que não costumam ser compreendidos por quem contrata o serviço, e é preciso que ele entenda exatamente o que está levando.

Orientar corretamente sobre como funciona o sistema não só ajuda no bom manuseio do equipamento como faz o cliente sentir-se mais seguro. Afinal, você está vendendo segurança: é fundamental que ele sinta confiança no profissional e no equipamento utilizado.

Mantenha a organização e informe-se sobre o mercado

Como qualquer área relacionada a tecnologia, os sistemas de CFTV também passam por constantes atualizações. Conhecer a concorrência costuma ser uma boa fonte de informação: aproveite para descobrir não só novas tecnologias, mas também observar outras práticas. Às vezes, as melhores inovações vêm de soluções diferentes para problemas que já pareciam superados.

E, é claro, sempre mantenha o cuidado nas instalações. Segurança também é fundamental no sistema elétrico, por isso nunca apele para improvisos. Faça um bom aterramento e organize cabos e fios — a organização, além de proteger contra acidentes e curtos, mantém um visual limpo e agradável.

Você pode traçar um caminho para os cabos antes de começar, usar canaletas, eletrodutos, ou mesmo racks específicos. Os racks podem acomodar todo o equipamento, protegendo também o DVR (Digital Video Recorder — o sistema de gravação mais utilizado em CFTV). Um acabamento com aspecto profissional diz muito sobre o trabalho do instalador, contribuindo para uma boa impressão.

As boas práticas de atendimento são indispensáveis a qualquer profissional. Prestar atenção nesses detalhes pode ser o que faltava para conquistar novos clientes!

Como tem sido a sua experiência? Você tem outras dicas para oferecer uma instalação de CFTV ainda melhor? Compartilhe com a gente nos comentários!

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Lazaro Vergani

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