Solução

Guia sobre menu OSD: o menu da câmera.

MENU OSD
Escrito por Lazaro Vergani

O menu OSD é o menu que aparece na câmera quando ela é ligada ou reiniciada, na instalação de CFTV uma das últimas etapas é a configuração das câmeras através do menu OSD.

Essa configuração é um passo fundamental para que sua prestação de serviço passe de boa para espetacular e você tenha clientes satisfeitos e verdadeiros promotores de seu trabalho.

As características do menu OSD variam de acordo com fabricante e modelo da câmera de CFTV.

Neste post vamos conhecer as principais ferramentas que este menu oferece e quando podemos aplicar cada uma delas.

 

Configurando a tecnologia através do menu OSD

 

Hoje o mercado de CFTV conta com uma infinidade de marcas e modelos, a grande maioria das câmeras de CFTV vendidas hoje são multi tecnologias, ou seja elas são capazes de operarem em diversas tecnologias, algumas operam em até 5 tecnologias

O primeiro passo na configuração do menu OSD de uma câmera multi tecnologias é selecionar em qual tecnologia ela vai trabalhar, essa escolha sempre vai levar em consideração, a infraestrutura o DVR e qualidade de imagem.

Em alguns modelos essa escolha pode ser feita através de botões localizados na câmera mas a maioria das câmeras esta escolha será feita no menu OSD.

 

Luz de fundo no menu OSD

 

O menu OSD conta com a ferramenta “Luz De Fundo” que proporciona geralmente 03 configurações.

  • Compensação para ambientes com pouca luz  
  • Compensação para ambientes internos com muita luz
  • Compensação para ambientes externos com pouca luz

Essa ferramenta serve para que a iluminação fique uniforme em caso de ambientes com muita que causam alto contraste, e deixa mais claro melhorando a imagem em ambientes com pouca luz.

 

Ajuste da imagem

 

A opção “Ajuste da Imagem” no menu OSD traz opções que já nos são familiares nos produtos como Tvs e monitores, estas opções são

  • Modo da imagem
  • Nitidez
  • Brilho
  • Contraste
  • Saturação
  • Croma
  • Gamma

Elas servem para melhorar a qualidade da imagem enviada para o DVR conforme cada necessidade.

 

Opção EXPOSIÇÃO no menu OSD

 

Exposição quando falamos em imagem significa o quanto de luz você quer que seu equipamento capta do ambiente, quanto maior o valor de Exposição mais clara será a imagem.

A opção EXPOSIÇÃO traz algumas ferramentas muito úteis do menu OSD.

  • Exposição manual.

Aonde você pode escolher manualmente qual o nível da exposição desejada.

  • Exposição automática.

O próprio programa da câmera identifica qual o melhor nível de exposição para aquele ambiente.

  • Exposição redução de ruído.

Muito útil pois ela consegue eliminar algumas interferência e mandar uma imagem mais limpa.

  • Anti-Flicker

Flicker é uma tremulação na imagem geralmente causada pela diferença entre a frequência da imagem e a frequência da fonte de alimentação

O Anti-Flicker possibilita 2 frequência 50hz e 60hz e tem uma opção automática que possibilita o sistema escolher qual a melhor frequência.

 

Função Dia e Noite

 

Essa função do menu OSD permite a regulagem de quando a câmera entrará no modo noturno acionando o infravermelho e passando a padrão preto e branco, e quando retornará ao modo diurno.

Deixando essa função do menu OSD no modo automático a quantidade de luminosidade irá definir o momento para esta transição seja feita.

 

Função Espelhamento

 

Essa função serve para que a imagem seja espelhada, necessária quando uma câmera de CFTV é instalada em frente a um espelho, capta a imagem invertida e envia a imagem na posição correta para o monitor.

 

IR SMART

 

O IR Smart ou Inteligente potencializa o uso do Infra vermelho resolvendo dois problemas que aconteciam em câmeras de CFTV antigas.

  • Mantém o foco em objetos com distâncias diferentes
  • Evita a saturação da imagem (Estouro de branco) causado pelo IR quando um objeto se aproxima da câmera  

O IR Smart no menu OSD levou a qualidade de imagens noturnas a outro patamar.

 

Fantástico não é mesmo!

Todas essas funções faz com que 1 único tipo de câmera se adapte a muitas situações não havendo a necessidade de comprar uma variedade muito grande de equipamentos.

Não é sempre que conseguimos acessar o menu OSD das câmeras através do DVR, em instalações com cabo de rede com o uso de um Power Balun o acesso ao menu OSD se perde.

O Power Balun da Onix security é o único com tecnologia que permite que o menu OSD seja acessado sem nenhum tipo de restrição ou bloqueio!

E você meu amigo o que achou das ventagens e ferramentas do menu OSD? Você já usa estas funções no seu dia a dia? Deixe seu comentário e nos passar um pouco do seu conhecimento e de sua opinião sobre esse post.

 

Onix Security, com a gente tudo é mais fácil!

 

Sobre o autor

Lazaro Vergani

1 comentário

Deixar comentário.

Share This
Navegação
/* ]]> */