Solução

Entenda já o que é Switch POE em Cameras IP

entenda-ja-o-que-e-switch-poe-em-cameras-ip.jpeg
Escrito por Lazaro Vergani

Muitas pessoas têm dúvidas sobre o que é switch PoE e qual a sua aplicação às câmeras IP. Essas câmeras são tecnologias recentes e nem todos os profissionais de segurança eletrônica estão familiarizados com elas.

Por isso, separamos algumas informações essenciais para você dominar esse tema de uma vez por todas! Continue lendo e confira!

O que é tecnologia PoE?

Todo periférico de informática necessita de energia elétrica para funcionar, não é mesmo?

Assim, ao realizar a instalação de um ponto de acesso ou telefone IP, por exemplo, precisamos de uma conexão de rede e de uma fonte de alimentação. Isso pode ser um grande desafio, uma vez que nem sempre o melhor local para um dispositivo possui também fácil acesso à corrente elétrica.

Pois bem, a tecnologia Power over Ethernet (PoE) surgiu como uma solução para essa dificuldade, utilizando os fios ociosos (que não transmitem dados) do próprio cabo de rede para realizar a alimentação dos dispositivos periféricos.

Com isso, não precisamos expandir a instalação elétrica sempre que desejamos uma ampliação na rede — basta uma única conexão simples.

O que é um switch PoE?

O switch é um aparelho que recebe os pacotes de dados (arquivos de som, imagem, texto etc.) e reencaminha para os dispositivos conectados a ele.

Por sua vez, um switch PoE executa também uma segunda função. Esse dispositivo detecta aparelhos compatíveis com a tecnologia PoE e, se for o caso, realiza a alimentação de energia elétrica pelo próprio cabo de rede. Trata-se de um sistema com inúmeras vantagens.

Quais são as vantagens do switch PoE?

O uso de um switch PoE traz as seguintes vantagens:

  • eliminar a necessidade de uma fonte de corrente elétrica para cada periférico conectado à rede, reduzindo custos, cabos e mão de obra;

  • facilitar a instalação de periféricos em locais de difícil acesso;

  • permitir a conexão tanto de dispositivos com suporte para tecnologia PoE como de dispositivos comuns, graças ao sistema de detecção;

  • enviar energia elétrica já nivelada por um estabilizador;

  • centralizar o fornecimento de energia.

Tudo isso pode contribuir para otimizar um sistema de segurança, bem como ser muito bem aproveitado com o uso das câmeras IP. Veja a seguir!

Como as câmeras IP utilizam o switch PoE?

A tecnologia PoE pode trazer inúmeros benefícios com o uso das câmeras IP, que normalmente são periféricos de informática compatíveis com esse recurso.

Nesse sistema, o switch PoE distribui a energia elétrica para tais câmeras, que já utilizam o cabo de rede para o envio de dados — da filmagem, por exemplo.

Assim, elimina-se toda mão de obra e logística especial necessária para expandir a instalação elétrica de uma residência, sala comercial, prédio etc.

Por outro lado, o resultado da implementação do sistema de câmeras também é mais vantajoso com um switch PoE.

Ele envia apenas a corrente necessária para o funcionamento da câmera e elimina a necessidade de possíveis gambiarras, muito utilizadas para ligar os periféricos à energia elétrica. O que leva à redução do consumo e do risco de curto.

Sendo assim, usar o switch PoE em câmeras IP pode ser uma excelente opção para otimizar os recursos e facilitar a manutenção de seu sistema de segurança.

Gostou deste conteúdo? O post foi útil? Compartilhe-o em suas redes sociais e ajude outras pessoas!

Sobre o autor

Lazaro Vergani

Deixar comentário.

Share This
Navegação
/* ]]> */