Case

Qual a Diferença de Corrente Alternada e Corrente Direta?

electricity transmission pylon silhouetted against blue sky at dusk
Escrito por Lazaro Vergani

Corrente alternada ou corrente direta qual é a melhor? Esta é uma questão que já protagonizou um dos principais embates científicos já visto pela história da humanidade.

O pai da corrente direta Thomas Edison defendia a ideia de que esta era a melhor maneira de levar energia para qualquer lugar, enquanto defensor da corrente alternada era nada mais nada menos do que o Nikola Tesla.

Essa grande discussão gerou uma comoção popular  e a disputa teve alguns tons de espetáculo e o mais famoso foi Thomas Edison eletrocutando animais com a corrente alternada tentando comprova o periculosidade da transmissão de energia elétrica desta maneira.

Mas qual é a grande diferença entre corrente alternada e corrente direta? Vamos conhecer agora as diferenças e em quais situações cada uma delas é mais eficiente.

Diferença de Corrente Alternada e Direta  

A corrente elétrica é o deslocamento de uma carga elétrica por um condutor de forma ordenada, como da tomada para o fio de um equipamento elétrico.

Quando falamos em corrente direta ou contínua temos que imaginar que esta carga elétrica ou elétrons segue em um único sentido, partindo sempre do gerador que é o início da linha para o final da linha que é o equipamento elétrico.

Já a corrente alternada é ligeiramente diferente, ao invés da carga seguir em um único sentido ela avança e retrai sem parar os elétrons mudam de sentido aproximadamente 120 por segundo na corrente alternada.

 

Quando Usar Corrente Alternada ou Direta ?

Uma das vantagens que fez com que a corrente alternada dominasse a transmissão de energia desde as estações geradoras até a casa de todas as pessoas é justamente a sua eficiência de percorrer grandes distâncias. Com a corrente alternada é possível o aumento de tensão e na corrente direta não.

Para enviar energia elétrica a uma distancia de 1 quilometro com corrente direta seria necessário 10 vezes mais potência para obter o mesmo resultado que a corrente alternada.

A corrente direta é essencial para equipamentos eletrônicos já que as cargas negativa e positivas ficam em fios diferentes, e em um equipamento eletrônico existem vários componentes que precisam de alimentação específica de carga positiva ou negativa.

Ou seja na corrente alternada positivos e negativos basicamente estão juntos no fluxo enquanto na corrente direta é separado a carga positiva e negativa em condutores diferentes.  

Fonte Conversora Onix Security

Geralmente equipamentos eletrônicos como celulares ou notebooks contam com sua próprias fontes, mas outros equipamentos como os de segurança eletrônica precisam de fontes sobressalentes que transformam corrente alternada que sai da tomada em corrente direta.

Para solucionar este problema a Onix Security trouxe a Fonte Conversora que vai além de transformar a corrente alternada em direta. Pensando no problema da perda de eficiência da corrente alternada a Fonte Conversora da Onix Security transforma corrente alternada em direta 24 volts que consegue percorrer uma distância maior e depois é reduzida através do Redutor de energia para 12 volts que é a voltagem certa para alimentar a maior parte dos equipamentos de segurança eletrônica.

 

Onix Security, Com a Gente Tudo é Mais Fácil!

Sobre o autor

Lazaro Vergani

Deixar comentário.

Share This
Navegação
/* ]]> */