Solução

Como otimizar a gestão de tempo em projetos de CFTV?

como-otimizar-a-gestao-de-tempo-em-projetos-de-cftv.png
Escrito por Lazaro Vergani

A rotina corrida de instalações e trabalho fazem parecer que não há tempo para mais nada. Todos sonham com atrair mais clientes e assim aumentar a renda, mas como fazer isso se mal existe tempo para atender os já existentes e ainda dar atenção para a família? A verdade é que provavelmente ele existe, só está sendo mal administrado. Conheça algumas dicas de gestão de tempo para conseguir novos negócios sem precisar sacrificar a vida pessoal:

Faça o Time Tracking (Rastreamento de Tempo)

Um bom tratamento médico é feito com base em rotinas de exames que servem para acompanhar a evolução do estágio do paciente, na gestão de tempo não é diferente. Monitorar é o primeiro passo para encontrar os “ladrões de tempo”, atividades que se prolongam mais do que o necessário. 

A melhor forma de “monitorar” seu desempenho é realizar o chamado Time Tracking, ou seja, contabilizar quantos minutos são investidos em cada tarefa. Esses dados podem revelar que alguma instalação demorou muito mais do que a média ou ainda que horas preciosas são investidas em atividades não-prioritárias como retornar ligações e responder e-mails. Uma vez que os problemas são identificados é hora de buscar as soluções: pesquise formas de otimizar as tarefas que consomem muito tempo; considere terceirizar alguma função rotineira para um autônomo ou assistente para arranjar mais tempo para os projetos e atividades mais lucrativas; tente identificar se as instalações que demoram muito não tem um padrão que você coniga identificar.

Aplicativos como o Toogl ajudam no rastreamento do tempo. Ele está disponível para celulares com os sistemas operacionais iOS e Android, mas também em versão web.

Matriz de gestão de tempo

Dwight Eisenhower foi um general de 5 estrelas que governou os Estados Unidos entre 1953 e 1961. Durante seus dois mandatos lidou com o fantasma da Guerra Fria, a corrida espacial e teve de intervir em tensões internacionais no Irã, Líbano e Egito. Isso tudo sem deixar a peteca do boom econômico pós-guerra cair.

Graças ao histórico militar, Eisenhower conseguiu desenvolver um método de eficaz de tomada de decisão no qual dividia as tarefas para se concentrar apenas em questões prioritárias. O que não fosse essencial ele delegava a outras pessoas ou simplesmente eliminava da lista de afazeres.

A metodologia presidencial inspirou a criação da Matriz de Gestão do Tempo, uma ferramenta que organiza as ações que precisam ser executadas. Quebre cada processo em pequenas tarefas, classifique-as em ordem de importância e urgência, delegue o que for possível e elimine o que se mostrar desnecessário naquele momento.

70-20-10

A Coca-Cola é reconhecida mundialmente pela força do seu Marketing. Ao longo de décadas suas ações publicitárias trazem inovação. O que muita gente não sabe, que ao contrário do que possa parecer, as apostas mais ousadas e inovadoras da companhia representam apenas 10% do seu esforço comunicacional anual. Cerca de 70% do conjunto total são ações consideradas mais conservadoras e alinhadas com o restante do mercado. Os 20% restante é composto de variações das ações mais inovadores que deram certo nos anos anteriores.

O que essa história tem a ver com seus projetos de CFTV? Uma variação desse método, o 70-20-10, é utilizado na gestão de tempo. Nele você deve dedicar 70% das suas horas de trabalho semanais na execução e entrega de das atividades que fazem parte do cerne da empresa como as instalações; 20% para refletir sobre formas melhorar as tarefas desenvolvidas e 10% em renovação, que no caso é realizar a prospecção de novos clientes, um negócio nunca será altamente escalável se depender apenas do boca a boca.

Administrar bem o Sr. Tempo é importantíssimo para alcançar um alto rendimento na sua equipe e projetos de CFTV.

Ficou com alguma dúvida sobre como usar a gestão de tempo para equilibrar a vida pessoal e profissional e ainda conseguir novos negócios? Não sabe quais são os primeiros passos? Comente no post e a gente ajuda.

Sobre o autor

Lazaro Vergani

Deixar comentário.

Share This
Navegação
/* ]]> */