Problema

Como organizar cabos elétricos?

como-organizar-cabos-eletricos.jpeg
Escrito por Lazaro Vergani

TV, DVD, vídeo game, computador! O que esses aparelhos eletrônicos possuem em comum? A inúmera quantidade de cabos necessários para que eles funcionem, que acabam criando um ambiente desorganizado e confuso.

Por isso, esconder os fios e cabos dos aparelhos eletrônicos se torna essencial para melhorar o aspecto visual do ambiente. Mas não são somente os moradores que devem se preocupar com o emaranhado de fios! A organização também é competência dos instaladores, que aliam a qualidade do serviço com o arranjo dos cabos.

Quer saber como organizar cabos elétricos durante uma instalação e ter um serviço com qualidade? Então vamos lá!

Trace o caminho dos cabos

Enfim todos os aparelhos estão instalados! E como ficaram os cabos? Todos enrolados e visivelmente expostos pelo ambiente, arruinando o serviço realizado. Daí a importância em consultar o cliente antes de iniciar a instalação, verificando qual será a disposição dos aparelhos.

Assim, é necessário traçar um layout do local, com o intuito de prever o melhor caminho para os cabos, sem que eles fiquem espalhados e emaranhados. Quando o local ainda está em fase de construção, o instalador pode fazer uma análise da situação com o arquiteto. É possível também utilizar recursos de gesso e marcenaria, ou pilares e vigas.

Reduza o tamanho dos cabos

Alguns cabos e fios, como de som e de energia, podem ter seu tamanho reduzido. Através do corte ou até mesmo da substituição, é possível diminuir a extensão desses fios. Fios menores são mais fáceis de organizar, além de facilitar o trabalho do instalador.

Para os cabos que não podem sofrer corte, o encurtador em formato de osso é uma ótima opção. Ele é um acessório que enrola o cabo no meio e trava as suas extremidades, diminuindo consideravelmente o tamanho do fio.

Abuse dos acessórios disponíveis

Alguns utensílios são grandes aliados na organização dos cabos! O organizador de fios flexível, por exemplo, possui uma metodologia de uso simples, onde todos os fios ficam juntos no interior da serpentina, que os enrola. É uma opção fácil, que pode ser desmontada a qualquer momento.

Já as abraçadeiras de nylon fixam os cabos juntos sem cobri-los, deixando-os a vista. O problema relacionado a elas é que o instalador deverá cortar todas as abraçadeiras e recolocá-las sempre que for substituir ou adicionar algum componente eletrônico.

Os móveis podem ser aliados!

Muitas vezes o cliente não adere a ideia de colocar equipamentos para esconder os fios, e prefere que eles não sejam expostos visualmente. Nesse caso, o instalador pode usar o móvel a seu favor!

É possível esconder os cabos debaixo das mesas ou atrás das estantes, usando fitas adesivas ou grampos. Assim, os fios ocupam somente a parte de trás do móvel, diminuindo consideravelmente a sua visualização.

Use os racks para organizar cabos

Os racks são grandes aliados dos instaladores. E não é para menos! Com o uso deles é possível organizar os cabos de maneira prática e segura, aliando organização e profissionalismo. Além disso, protege os cabos evitando surpresas indesejáveis, como mal contato, curto-circuito e incidentes domésticos.  

Possuem o aspecto visível agradável e, devido ao tamanho, podem ser colocadas em qualquer local. A grande maioria dos racks suportam todas as tecnologias, permitindo que o trabalho do instalador seja prático e simples.

Percebeu como é importante organizar cabos elétricos? Além de evitar que o serviço fique com um aspecto ruim, o instalador pode mostrar a qualidade e eficiência do serviço realizado por meio da organização dos cabos!

Agora que você já sabe como organizar os cabos e fazer um serviço de qualidade, conheça 6 fatores que tornam seu projeto de segurança efetivo e melhore ainda mais o seu trabalho! 

Sobre o autor

Lazaro Vergani

Deixar comentário.

Share This
Navegação
/* ]]> */