Solução

Como funciona uma cerca elétrica?

Cerca elétrica
Escrito por Lazaro Vergani

Cerca elétrica que é quase obrigatório para quem quer ter mais segurança quando o assunto é restringir perímetros.

Sem dúvida um bom projeto de segurança eletrônica deve contar com uma cerca elétrica, que com o passar dos anos provou sua eficácia.

Cerca elétrica pode ser letal? Como funciona?

Vamos responder essas e outras questões neste post.

Composição de um kit de cerca elétrica

-Central de choque

A central de cerca elétrica tem a função de alimentar a tensão do sistema, ela que faz a ligação entre seu sistema elétrico comum e a cerca elétrica.

-Fio de Choque

O fio de choque é o que vai de fato conduzir a carga elétrica, geralmente é fabricado de aço inox

– Hastes de isolamento

As hastes de isolamento servem para fixação do fio de choque, como o nome sugere ela é fabricada de material isolante, alumínio e tecnew.  

Funcionamento 

O funcionamento da cerca elétrica é diretamente ligado a central de choque, que além de alimentar a tensão do sistema também controla e limita a amperagem.

A baixa amperagem junto com os pulsos de tensão garante que o choque afaste o invasor dos fios e não deixe preso, garantindo assim um choque não letal, afinal o propósito é só limitar o perímetro.

Embora a amperagem seja baixa o segredo do choque forte da cerca elétrica é um transformador que compõe a central de choque esse transformador eleva a corrente a aproximadamente 10 mil volts.

Após o acionamento da cerca elétrica qualquer pessoa que entre em contato com os fios de choque será atordoada e arremessada para longe com um choque forte porém não letal

Temos algumas centrais de cerca elétrica no mercado que além de eletrificar os fios emitem choque entre eles criando assim uma barreira extremamente difícil de ser ultrapassada.

Toda central tem que passar pela certificação do INMETRO órgão que vai verificar a tensão e voltagem está dentro das normas estabelecidas

Recursos úteis

Os sistemas de cerca elétrica além de afastar os invasores também funciona como alarme quando o fio de choque é cortado ou mesmo tocado, acionando um alarme sonoro através de uma sirene

Essa mesma função de alarme permite que você configure a central de choque para que no momento em que o fio de choque for tocado ou rompido um ou mais números telefônicos sejam comunicados sobre a possível invasão

As centrais de cerca elétrica possibilitam a instalação de uma bateria o que garante a proteção do perímetro mesmo com faltas momentâneas de energia.

Normas técnicas para instalação.

A ABNT prevê algumas especificações técnicas para a instalação como:

-Altura mínima 

-Distância entre as hastes isolantes

-Voltagem máxima 

…dentre muitas outras.

Lembrando que a ABNT é um órgão federal, deve-se também levar em consideração a legislação estadual e municipal

E você profissional de segurança eletrônica faz instalações de cerca elétrica? Indica esse equipamento para seus clientes? Comente e divida suas experiências com a gente.

Onix Security com a gente tudo é mais fácil!

Sobre o autor

Lazaro Vergani

1 comentário

Deixar comentário.

Share This
Navegação
/* ]]> */