Solução

Como escolher o HD para CFTV

COMO ESCOLHER O HD PARA CFTV
Escrito por Lazaro Vergani

Escolher um HD de qualidade e com os requisitos necessários podem ser fundamentais no momento de recuperar imagens do sistema de CFTV

Os principais componentes de um sistema de CFTV são câmeras, DVR e cabeamento.

As câmeras são responsáveis por capturar as imagens os cabos transmitem o sinal e o DVR oferece uma interface para visualizar as imagens de várias câmeras ao mesmo tempo e com a ajuda de um HD o DVR consegue realizar as gravações das imagens.

Os DVRs contam com espaço e conexões apropriadas para alojar o HD.

Vamos conhecer quais são os principais pontos que devemos levar em consideração na hora de escolher HD para nosso sistema de CFTV.

HD especifico para CFTV

Em pesquisa de mercado pode se constatar que HDs comuns são mais baratos que HDs específicos para CFTV, essa diferença de valor se dá pelo período de uso que cada um deles é projetado para suportar.

Um HD comum é feito para suportar uso de 8 horas por dia durante 6 dias por semana, enquanto um HD especifico para CFTV consegue suportar um período de uso mais extremo.

O HD especifico para CFTV é feito para suportar uso 24 horas por dia durante 7 dias por semana, o que minimiza risco de pane ou qualquer outro tipo de falha neste equipamento que é tão vital para o CFTV

Tempo de gravação

Outro ponto fundamental é o tempo de gravação que o usuário do sistema de CFTV deseja armazenar as imagens.  

Geralmente o período de armazenagem das imagens nos sistemas de CFTV são de 30 dias, isso quer dizer que o usuário não terá acesso a datas retroativas maiores que estas.

Após 30 dias o DVR começa a sobrescrever no HD.

Determinar o tempo de gravação de um sistema de cftv é uma tarefa não das mais fáceis e envolve muitos fatores, podemos dividir esse fatores em duas categoria:

-Fatores do projeto

-Fatores de configuração

Vamos listar primeiro os fatores do projeto, que são os mais simples e auto explicativos:

  • Capacidade de armazenagem do HD
  • Quantidade de câmeras do sistema de CFTV
  • Resolução das câmeras

Agora vamos conhecer os fatores de configuração, estes que podem aumentar ou diminuir a capacidade de horas que um HD com a mesma capacidade de dados pode gravar.

Vamos conhecer uma lista deles com algumas breves explicações:

  • A Taxa de Quadros por Minuto ou Frame Rate

O Frame Rate é a quantidade de imagens que uma câmera vai capturar em um determinado tempo, geralmente o tempo usado para a configuração é segundo.

Altas taxas de Frame Rate melhoram a visualização em tempo real porém ocupam mais espaço no HD.

A taxa de Frame Rate mais usada é 15 Fps

  • Movimentação do local monitorado

Quanto maior a movimentação de pessoas no local monitorado maior o espaço ocupado no HD em relação a um mesmo período de gravação em um local sem movimentação.

  • Gravação apenas por movimento

Podemos configurar o DVR para que acione a gravação do HD apenas quando houver movimento na cena, fazendo assim que economize espaço na memória.

  • Algoritmo de Compactação da Imagem – CODEC

Os algoritmos mais utilizados podem otimizar o espaço que a imagem ocupa no HD, esses algoritmos têm que ser compatíveis entre câmeras e DVR.

Recapitulando o que é importante para a escolha do HD é comprar um HD específico para CFTV, levar em consideração o tamanho do projeto e as configurações que vão atender o usuário.  

Não tenha dúvida que um HD de qualidade é vital para seu CFTV seja efetivo.  

E você já escolheu o HD para seu CFTV? Qual foi o resultado? Deixe seu comentário.

Onix Security, com a gente tudo é mais fácil

Sobre o autor

Lazaro Vergani

Deixar comentário.

Share This
Navegação
/* ]]> */